sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

AVCFN PRESENTE NO ANIVERSÁRIO DA FFE


AVCFN - Junte-se a Nós, ligue e seja mais um Sócio. 21-22333162 21-22333955
A AVCFN participou de mais uma cerimônia militar, desta vez o aniversário de criação da nossa gloriosa FFE, a Força que vem do mar, origem dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais que, desde 1957, constituem vetor de projeção do Poder Naval.
Os Veteranos estiveram presentes na formatura, com um Pelotão Representativo com 32 integrantes, comandado pelo Veterano ASSIS, que veio de Natal para participar da Operação Friburgo. O Pelotão, tendo como Porta-Guião o Veterano ANCHIETA, desfilou com o garbo e o entusiasmo que lhe são peculiares, peitos estufados, mãos espalmadas e cadência bem marcada. Também estiveram presentes outros veteranos, que atenderam o gentil convite da FFE, como o nosso Presidente, Vice-Almirante (FN-Ref) FERNANDO DO NASCIMENTO, ex-comandante daquela Força.
A AVCFN esteve presente também nas referências feitas pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra JOÃO AFONSO PRADO MAIA DE FARIA, e pelo Comandante da FFE, Vice-Almirante (FN) FERNANDO ANTONIO DE SIQUEIRA RIBEIRO.
O Almirante PRADO MAIA iniciou sua alocução fazendo questão de mencionar “ser o primeiro membro da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais a exercer o cargo de Comandante de Operações Navais”. Depois, ao citar o estágio atual da FFE, destacou que “Essa conquista é fruto do talento e do suor de várias gerações de Fuzileiros Navais, representadas por seus Veteranos e pelos Chefes Navais que os lideraram e conduziram, muitos aqui presentes, distinção que muito nos honra”.
O Almirante FERNANDO ANTONIO enfatizou que a “edificação gradativa, porém constante e aplicada, da FFE possibilitou que nossos antecessores nos legassem este acervo material, moral e profissional por manterem vivas suas utopias, na tentativa de transformá-las em metas e estas últimas em objetivos conquistados, graças à manutenção da crença no espírito de corpo dos Fuzileiros Navais de sempre, aqui representados por insignes Chefes Navais que nas últimas três décadas conduziram os destinos da FFE e pela Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais”.
Após a cerimônia militar todos participaram de um coquetel, onde, segundo as palavras do nosso Diretor Social, COSTA, “pudemos confraternizar com muita alegria com os Fuzileiros da reserva que ainda não aderiram a AVCFN e também com muitos militares da ativa que estavam chegando no CFN quando nós Veteranos estávamos passando para a Reserva”.
Para nós, Veteranos, Fuzileiros de sempre, é um orgulho muito grande ouvir palavras como estas proferidas por insignes Chefes Navais, que servem de incentivo para que o vínculo com nossa Marinha e com o Corpo de Fuzileiros Navais seja reforçado mais e mais a cada dia.
São oportunidades como esta, de “viver” nossa Marinha e nosso CFN, que a AVCFN proporciona aos seus Associados, sem contar com a participação em exercícios realizados em Formosa-GO, Três Corações-MG, Marataízes-ES, ou mesmo em Missão de Paz no Haiti, além de nossos eventos sociais, culturais e esportivos.
Veterano! Se você não participou deste evento e quer estar nos próximos, visite nosso site WWW.avcfn.com.br e faça contato com a Secretaria.
Fuzileiro! Se você ainda não é da AVCFN, aceite nosso convite, seja mais um Veterano! É só fazer contato com a Secretaria para obter as informações necessárias, pelo site ou pelos telefones (21) 2233 - 3955 ou 2233 - 3162.
ADSUMUS!
VIVA A MARINHA!

ANIVERSÁRIO DA FFE – CERIMÔNIA MILITAR
ALOCUÇÃO DO COMANDANTE DE OPERAÇÕES NAVAIS
ALMIRANTE-DE-ESQUADRA
JOÃO AFONSO PRADO MAIA DE FARIA

Inicialmente, gostaria de registrar que creio ser o primeiro membro da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais a exercer o cargo de Comandante de Operações Navais.
O estudo dos antecedentes históricos da Força de Fuzileiros da Esquadra permite identificar, de modo claro, o propósito da Alta Administração Naval ao tomar a decisão de criá-la: construir uma Força moderna, com capacidade anfíbia e destinada a atender as necessidades previsíveis de aplicação do Poder Naval Brasileiro.
Ao se acompanhar o desempenho da Força de Fuzileiros da Esquadra nos dias de hoje, nos vários aspectos em que podemos medi-lo – operativo (principalmente), logístico e administrativo – podemos afirmar que o propósito citado foi alcançado.
Essa conquista é fruto do talento e do suor de várias gerações de Fuzileiros Navais, representadas por seus Veteranos e pelos Chefes Navais que os lideraram e conduziram, muitos aqui presentes, distinção que muito nos honra.
Hoje, comemorarmos o 54º aniversário de criação da Força de Fuzileiros da Esquadra, ela chega portanto à plenitude de sua maturidade, mas jovem na moldura temporal dos 202 anos do Corpo de Fuzileiros Navais.
Há, efetivamente, o que comemorar e, natural em um aniversário, devemos tentar analisar o que foi planejado e procurar repetir, no futuro, com o mesmo brilhantismo, realizações e sucesso do passado e do presente. Cabe uma especial menção aos nossos combatentes anfíbios em ação no Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais no Haiti, dignos representantes da Marinha do Brasil e do Corpo de Fuzileiros Navais, cujo desempenho tem sido exemplar em todos sentidos e nos vários campos de atuação, nas ações em força, nas atividades preventivas, na segurança de instalações, pessoal e autoridades, e no nobre papel de mensageiro do conforto, do apoio, do alívio e da compaixão.
Aos componentes da Força de Fuzileiros da Esquadra afirmo ser uma honra comandá-los.
ADSUMUS!
VIVA A MARINHA!

MARINHA DO BRASIL
Extrato do BONO Nº 097 DE 08/Fev/2010
COMANDO DA FORÇA DE FUZILEIROS DA ESQUADRA
DUQUE DE CAXIAS, RJ.
Em 8 de fevereiro de 2011.
ORDEM DO DIA Nº 1/2011
Assunto: Aniversário do Comando da
Força de Fuzileiros da Esquadra

É absolutamente perceptível a evolução do Corpo de Fuzileiros Navais nos últimos cinquenta anos.
No bojo deste desenvolvimento, modernização do material, aperfeiçoamento do pessoal e consolidação da doutrina de emprego como um dos elementos do conjugado anfíbio da Marinha do Brasil, encontramos a nossa Força de Fuzileiros da Esquadra − a Força que vem do mar − completando 54 anos de honra, competência, profissionalismo e determinação.
No decorrer de sua longa história, a nossa FFE, por meio de suas Forças Subordinadas − Divisão Anfíbia, Tropa de Reforço e Tropa de Desembarque − e de suas Unidades Subordinadas − Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero) e Base de Fuzileiros Navais do Rio Meriti − tem cumprido uma significativa lista de tarefas que envolvem operações, exercícios e manobras de adestramento ou reais, no Brasil ou no exterior, de caráter singular ou em conjunto com o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, com as Polícias Federal e Estaduais, e, também com Forças Armadas de Nações Amigas.
Também no exterior, a FFE se fez presente com tropas constituídas, em operações de paz conduzidas no lapso de sua existência, como em 1965/66 na República Dominicana, em Angola nos anos 1995/96 e, atualmente, no Haiti, integrando, desde MAI2004, a MINUSTAH, representada nesta ocasião por militares integrantes do 13º Contingente e do 14º Contingente do GptOpFuzNav- Haiti que ultimam nos correntes dias o rodízio de pessoal, aptos a demonstrar no cenário mundial a capacidade dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.
Hoje, ao sermos partícipes das conquistas da FFE, felizes nos vemos absolutamente imbricados com todos os setores da Marinha do Brasil, como pode atestar a bem sucedida participação do GptOpFuzNav-Nova Friburgo, demonstração viva e concreta da capacidade de atuação de nossa MB com seus marinheiros da gola, marinheiros de jaleco branco e marinheiros de macacão de voo, integrados com os marinheiros do gorro de fita − os combatentes anfíbios da Força de Fuzileiros da Esquadra.
A atual estrutura da FFE, fruto da organização trazida pelo Simpósio do Milênio, realizado em 2000, e concluída em 2003, vem se mostrando adequada ao seu emprego por meio de Grupamentos Operativos constituídos conforme as tarefas que lhe forem atribuídas, de acordo com a missão a cumprir, em concepção doutrinária moderna e consolidada, específica de emprego do Poder Naval, do qual somos parcela intrínseca, portanto, indissociável.
Esta edificação gradativa, porém constante e aplicada, da FFE possibilitou que nossos antecessores nos legassem este acervo material, moral e profissional por manterem vivas suas utopias, na tentativa de transformá-las em metas e estas últimas em objetivos conquistados, graças à manutenção da crença no espírito de corpo dos Fuzileiros Navais de sempre, aqui representados por insignes Chefes Navais que nas últimas três décadas conduziram os destinos da FFE e pela Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais.
Cabe-nos, portanto, agradecer a presença dos ex-Comandantes da FFE, que se afastando de seus afazeres e compromissos, vieram conferir prestígio e brilho a este evento, mas também e, principalmente, pelos ensinamentos e orientações que as novas gerações têm sabido aproveitar fazendo com que a FFE mantenha-se firme em seu rumo, com sua capacidade expedicionária, na busca constante da excelência administrativa e da prontidão operativa, tendo por meta a perfeição que, por certo, só a encontraremos em Deus.
Agradeço a presença do Exmo. Sr. Comandante de Operações Navais e pelo privilégio de tê-lo presidindo esta cerimônia. Aos Senhores Almirantes, demais Oficiais, Praças e Senhores e Senhoras convidados o muito obrigado da Força de Fuzileiros da Esquadra, pela gentil demonstração de apreço à Força que vem do mar e a seus integrantes.
Feliz, com justificado orgulho profissional por comandar esses vibrantes guerreiros, esses homens e mulheres valentes, da Marinha leais Fuzileiros integrantes da FFE, apresento meus cumprimentos a todos eles pelo trabalho realizado e pela certeza de tê-los prontos para quando a Marinha do Brasil nos convocar a atuar seja no ar, em terra ou no mar. Concito-os a prosseguir com o dedicado trabalho que conduzirá a novos e importantes conquistas do nosso CFN, de nossa Marinha, sempre visando nosso bem maior, nossa pátria Brasil.

Sejam felizes e que o bom Deus nos abençoe a todos.

ADSUMUS!
VIVA A MARINHA!

FERNANDO ANTONIO DE SIQUEIRA RIBEIRO
Vice-Almirante(FN)
Comandante

Um comentário:

Assis disse...

Ao meu amigo Lucena. Só vc mesmo poderia tão rápido postar esta matéria no seu blog. Obrigado meu amigo, de minha parte e da parte de todos os Veteranos. Um grande abraço. Assis