terça-feira, 25 de junho de 2013

"Venham respirar o ar mais puro da Marinha do Brasil"

 

Líquen rosa ou vermelho

Para quem gosta de contato com a natureza, uma boa dica é conhecer a área verde do Sanatório Naval de Nova Friburgo (SNNF), localizada em Nova Friburgo-RJ.
Com uma área aproximada de 3,6 milhões de m2, o SNNF abriga uma grande diversidade de espécies animais e vegetais. Destas, a mais ilustre é a Herpothallon rubrocinctum, mais conhecida como líquen rosa ou vermelho.
Esta espécie, como todas as variedades de líquens, é formada por uma associação mutualística – aquela em que ambos os envolvidos se beneficiam – entre uma alga e um fungo. Tal associação é importante, uma vez que, isoladamente, nenhuma das espécies sobreviveria. Nesta relação, a alga é o organismo fotossintetizante, pois obtém energia da luz solar, e o fungo oferece a proteção e a umidade necessária à alga.
Esta espécie tem particular importância devido a sua extrema sensibilidade à poluição, principalmente ao dióxido de enxofre (SO2). Este gás é produzido durante a queima de combustíveis fósseis e liberado pelo escapamento dos motores. Como o líquen rosa (ou vermelho) só sobrevive em locais onde o índice de poluentes na atmosfera é zero ou muito próximo a isto, ele é utilizado como um marcador biológico do nível de poluição atmosférica. Dessa forma, sua presença no ambiente é um sinal seguro da pureza e da excelente qualidade do ar.
Nomar Oline

Nenhum comentário: