terça-feira, 17 de junho de 2014

MB resgata pescador atacado por tubarão

Marinha do Brasil resgata pescador que sofreu ataque de tubarão em Barco de Pesca (PE)

Equipe médica da Fragata com o pescador resgatado
   No dia 10 de junho, o Comando do 3º Distrito Naval resgatou um tripulante do Barco de Pesca “Kinei Maru 128”, de bandeira Japonesa, que sofreu um ataque de tubarão. A Fragata “Rademaker”, que estava atracada no Porto de Recife, chegou ao local do acidente, cerca de 500km de Recife, na noite do dia 10.       
Segundo o comandante da Fragata, Capitão-de-Fragata Henrique Santos, “o translado foi dificultado pela pouca visibilidade do período noturno, bem como pelas ondas altas e vento forte. O resgatado encontrava-se com as funções vitais estáveis, apesar das fortes dores. Foi recolhido pelo navio, às 20:40h, encaminhado para a enfermaria, onde recebeu atendimento pela equipe médica.”       
   Na madrugada de quarta-feira, dia 11 de junho, o Navio atracou no Porto de Recife e o pescador foi direcionado por meio de ambulância para o Hospital da Restauração.       
“Além da satisfação e do orgulho da tripulação da Fragata “Rademaker” em realizar com sucesso mais um resgate no mar, cabe ressaltar que fatos como este demonstram a importância do adestramento diário que as tripulações dos navios da Marinha do Brasil são submetidas. Para lançar uma lancha em condições adversas de vento e mar, é necessário que haja uma confiança mútua entre todas as equipes do Navio. A coragem dos nossos marinheiros, aliada ao árduo treinamento, fazem com que situações reais sejam executadas de forma segura e profissional. A tripulação sente-se honrada em poder contribuir para a tarefa da salvaguarda da vida humana no mar atribuída à Marinha do Brasil”, destacou o Comandante Henrique Santos.       
   A Capitania dos Portos de Pernambuco recebeu os agradecimentos do agente marítimo do Barco Pesqueiro. “A Empresa ALFAMARES LTDA agradece e parabeniza o eficiente e eficaz trabalho de resgate no mar do tripulante indonésio Sr. Sumako. Graças a Deus e a eficiência do atendimento da Marinha, através do SALVAMAR, o tripulante está vivo e passa bem. É muito gratificante, nos dá tranquilidade, conforto e nos enche de orgulho, como cidadão brasileiro, saber que contamos com serviço de tão alto nível de eficiência e comprometimento. Desde o momento que foi identificado o risco de vida do tripulante, o SALVAMAR assumiu a missão de regate e atendimento do tripulante, colocando toda estrutura de pessoal e equipamentos à disposição da Missão de salvar a vida do tripulante. Quero manifestar nosso orgulho, da Marinha do Brasil, e dizer que mais do que nunca pude sentir o conforto de vivenciar um dos lemas da Marinha: MARINHEIRO NÃO DEIXA MARINHEIRO NO MAR”, Gabriel Calzavara de Araújo.
Fonte: Marinha do Brasil/notícias
Por Lucio Lucena Diretor de Comunicação da AVCFN 

Um comentário:

Arnaldo disse...

Viva a marinha, só reconhece isso que já passou por esse tipo de situação!
Arnaldo