terça-feira, 29 de setembro de 2015

Visita a Alambiques das Serras Gaúchas

Acachaçaria no Mercado de Porto Alegre   
   Depois de visitar Camaquã, Rio Grande, Barra do Chuí (extreme Sul do Brasil) e participar das comemorações da semana Farroupilha em Uruguaiana, fazendo parte da comitiva da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais – AVCFN, partimos (Veteranos, Lucena, Manoel e Dagoberto) para Porto Alegre, onde marcamos encontro com o Mestre Manoel Agostinho Lima Novo, que nos levaria a conhecer os Alambiques das Serras Gaúchas.
   No­­­­­­­ssa grata tarefa de degustar cachaças, começou na segunda-feira, quando tivemos uma prévia na Cachaçaria do Mercado em Porto Alegre.
   Na terça-feira, já com o fígado renovado, partimos para subir a serra, nossa primeira parada foi em Ivoti. Lá fomos recebidos pelo Evandro Weber, produtor da deliciosa Weber Haus, passeamos pela destilaria, conhecemos todo o processo de produção de cachaças com ampla explanação, depois degustamos todas as modalidades de produtos da casa.
A viagem estava só começando, próxima parada? A bucólica cidade de Harmonia, e lá nos esperava com um fantástico almoço, nada mais nada menos que uma costela bovina no bafo, regada à deliciosa Cachaça Harmonie Schnaps, servida com carinho pelo casal Fabiane e Leandro Augusto, produtores.
   Haja fígado, a viagem continuou, chegamos a Bento Gonçalves no Vale dos Vinhedos, fizemos uma breve parada na Miolo, onde compramos alguns vinhos, afinal, não vivemos só de cachaças, e, em seguida, à Casa Bucco, no Vale do Rio das Antas. O produtor Moacir Menegotto, que também produz a além da Casa Bucco, a Velho Ernesto, abriu sua cachaçaria e pousada, mostrou o processo de produção contou como cresceu no mercado e convidou-nos a provar algumas (mais de 10) caipirinhas elaboradas com suas cachaças, isto enquanto se preparava uma picanha na chapa. Todos já jantados, buscamos os aposentos para descansar! Descansar que nada, já no segundo andar da pousada, nem havíamos posto o pijama, o Anfitrião abriu uma Casa Bucco 6 anos em carvalho, como não gostamos de guardar garrafa com liquido a esvaziamos. Dor de cabeça? Que nada no day after estávamos todos sem complicações e sem ressaca, prova de que cachaça de qualidade não faz mal.
   No dia seguinte seguimos viagem, 24 km depois estava a pequeníssima cidade gaúcha de Santa Tereza, é lá que fica a produção da Velho Alambique e da Locomotiva, duas preciosidades de qualidades produzida pelos sócios Ivandro Remus e Michel Bettinelli. Lá, encerramos nossas visitas aos alambiques e partimos para Florianópolis.
   Show de bola, passeio inesquecível e conhecimentos ampliados. 
 Fotos por ordem de visita
Com o produtor da Weber Haus, Evandro (centro da foto)
Com o produtor da Harmonie Schnaps, Leandro (direita da foto)
O produtor da Casa Bucco e Velho Ernesto, Moacir Menegotto (direita da foto)
Produtor da Velho Alambique e da Locomotiva Ivandro Remus (camisa preta)


Nenhum comentário: