terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

No verão, Marinha intensifica fiscalização de embarcações de passeio

   Brasília, 04 /02/2019
   - Até o fim do verão, a Marinha intensifica ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações e banhistas.
   A Operação Verão ocorre todos os anos por meio de distritos navais, capitanias dos portos, delegacias e agências. São realizadas ações de fiscalização como verificação da habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio e luzes de navegação. Além disso, é conferido se houve consumo de bebidas alcoólicas por condutores.
   Por meio da ação em curso, a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) realizou, de dezembro de 2018 a janeiro deste ano, 917 abordagens, sendo que 54 embarcações foram notificadas, 23 retidas e três apreendidas. Para isso, foram empregados 97 militares, embarcações de motoaquática e viaturas para o deslocamento das equipes de inspetores navais.
   Dados da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da Diretoria de Portos e Costas (DPC) mostram que, nos últimos dois anos, o volume de acidentes envolvendo embarcações de esporte e recreio reduziu 12%, de 229, em 2017, para 200, 2018.
  Ainda de acordo com a DPC, a principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana.
   A Operação Verão 2018/2019 inclui a participação de agentes da Autoridade Marítima Brasileira em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, para proferirem palestras educativas e darem dicas sobre as principais normas de segurança da navegação.
   No Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a ação é realizada a partir de junho devido ao aumento do tráfego de embarcações e atividades turísticas nessas regiões.
    Com informações do Departamento de Portos e Costas
   Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
   Ministério da Defesa
   (61) 3312-4071
   Fonte: Ministério da Defesa

Nenhum comentário: