quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Excursão de Veteranos no nordeste - 18 dias

Após a foto oficial na Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAMCE) , os tradicionais hurras ao Brasil, a Marinha do Brasil e ao Corpo de Fuzileiros Navais, acrescido da EAMCE.
  Por Lucio Lucena
   Mais um grande desafio vencido na divulgação da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN) pela Comitiva de Veteranos Excursionistas e da Associação Esportiva Saco e Maca (AESM), popularmente conhecida por “Saco Mucho” composta de 55 pessoas entre veteranos e familiares.
   Desta vez foram 18 dias de aventuras prazerosas, alegres, descontraídas e curiosas, onde a comitiva, organizada pelos Veteranos Lucio Lucena, Vice-Diretor de Comunicação da AVCFN e o Veterano Manoel “Rapadura”  teve a oportunidade de conhecer mais cidades e capitais do nordeste, bem como, vários pontos turísticos daquela importante região do Brasil, como (na sequência): Teixeira de Freitas e Feira de Santana/BA, Petrolina/PE. No Ceará: Fortaleza, Um tour na Capital Alencarina, incluindo a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAMCE), Canoa Quebrada e Jijoca de Jericoacoara, o município mais setentrional do estado do Ceará. Em João Pessoa: Um belo tour pela capital, o tradicional pôr do sol com trilha sonora na praia do Jacaré, onde o saxofonista ‘Jurandy do Sax’ entoa nada menos que o “Bolero” de Ravel, e, assim como fincamos à bandeira da AVCFN e da AESM no Oiapoque (norte) e no Chuí (sul), desta vez fizemos o mesmo na Ponta do Seixas (leste), o marco mais oriental das Américas e um dos principais símbolos da cidade de João Pessoa, localizado na Falésia do Cabo Branco, o farol tem uma arquitetura única, de onde é possível contemplar toda a costa norte do litoral daquela aconchegante capital. Em Pernambuco: o Alto do Moura e o mercado a céu aberto da famosa Feira de Caruaru/PE. Em Sergipe: a capital Aracaju, suas praias e os mercados comerciais. Na Bahia: Ilhéus, a cidade histórica de Jorge Amado, e, Porto Seguro com suas praias e Pontos Turísticos. Por fim, a famosa moqueca de peixe em Vitória/ES onde fizemos nosso último pernoite da excursão.
   Apesar de fazermos um trabalho de divulgação da AVCFN, e da AESM, todas as despesas pessoais, de hotéis, alimentação e transporte, são custeadas pelos excursionistas participantes.
   É por dever que, os organizadores deixam aqui registrado um agradecimento especial pela confiança em nós depositada, pelo respeito mútuo e pelo comportamento exemplar, peculiar da Família Naval, por parte de todos os participantes desta inesquecível excursão.
   BRAVO ZULU!
   ADSUMUS!
   *** Nosso próximo desafio será em MAR/2020 para Capitólio/MG, Caldas Novas/GO e Belo Horizonte/MG. VAMOS QUI VAMOS...! 
Escola de Aprendizes Marinheiro do Ceará (EAMCE)
Capitão de Fragata Alexandre Silva (camiseta e calção azul) Comandante da EAMCE 
Bar do Chico do Carangueiro na Praia do Futuro/CE
Tôa Tôa, Complexo de entretenimento na Praia de Taperapuan em Porto Seguro
Na caminhada entre o centro e a Praia de Taperapuan
Nas compras no Mercado Municipal de Aracaju/SE
Nas Prais de Conde, próximo a Tambaba/PB, com o Caicoense e Veterano FN Damasceno, Jaime e Santos.
Delicioso almoço no Zekas Pousada e Restaurante do conterrâneo Damasceno 
O tradicional pôr do sol com trilha sonora na praia do Jacaré
Show das meninas, no ônibus durante o percurso
Comemorando o aniversário do Marquinho em 5/SET, durante a viagem, próximo de Eunápolis
Parada para almoço no restaurante CARNE ASSADA DO CAICÓ, em Icó/CE
Restaurante do Gaúcho, na orla do Rio São Francisco em Petrolina/PE
Almoço no Alto do Moura em Caruaru/PE, com familiares do Manoel "Rapadura"
Parada para almoço em Eunápolis/BA
Em continência ao terreno e os tradicionais hurras, após a foto oficial em Porto Seguro
Falésias de Jericoacoara/CE
Passeio de Buggy nas imediações das praias de Canoa Quebrada/CE
Saboreando uma deliciosa Buchada de Bode no Mercado Central de Fortaleza/CE
Praia de Iracema em Fortaleza

Tradicionais hurras e o brado ADSUMUS, após a foto oficial na Ponta do Seixas, o marco mais oriental das Américas e um dos principais símbolos da cidade de João Pessoa, localizado na Falésia do Cabo Branco
 
Alto do Moura em Caruaru/PE
Show na Praça de Porto Seguro/BA
Por fim, depois de 18 dias de viagem, a despedida em Vitória/ES
 Fotos: Veterano Alves. 

Um comentário:

Leo Pinheiro disse...

Faltou a resenha com a SR Fortaleza na "Barraca Marambaia", na praia do Futuro, em Fortaleza. Infelizmente por opção do grupo foi cancelado.