sexta-feira, 25 de junho de 2021

25/JUNHO - Dia Internacional do Marítimo

   DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS

 Rio de Janeiro, RJ, 25 de junho de 2021. 

ORDEM DO DIA N° 4/2021 

   Assunto: Dia Internacional do Marítimo 

   Marítimo. Uma das profissões mais antigas e importantes do mundo! 

   O comércio marítimo sempre contribuiu com o desenvolvimento econômico das nações que têm o mar no seu entorno. Representa 80% do comércio global em volume, e mais de 70% em valor, em produtos transportados e manipulados por portos em todo o mundo. 

   E foi com o objetivo de reconhecer essa contribuição ao comércio marítimo internacional, à economia e à sociedade civil como um todo que, em 2010, os Estados Membros da International Maritime Organization (IMO), na Conferência Diplomática de Manila nas Filipinas, emitiram uma resolução definindo que o dia 25 de junho passaria a ser marcado como o “Dia Internacional do Marítimo”. 

   Tal reconhecimento ganha ainda mais relevância quando observamos o papel do Marítimo no cenário em que o mundo vem vivenciando desde 2020, diante da pandemia de coronavírus (Covid-19), ao passo que esse profissional tem reafirmado o seu continuado profissionalismo no transporte de bens essenciais. No caso brasileiro, as Senhoras e Senhores foram responsáveis por manter o fluxo logístico de insumos para nosso País e o escoamento de nossos produtos para o exterior. 

   Nesse sentido, mesmo enfrentando enormes desafios, como incertezas, dificuldades em acessar alguns portos no mundo, repatriar-se, revezar-se e ter complicações durante as trocas de tripulações, os trabalhadores do mar têm se mostrado firmes e profissionais. Muitos deles estão longe de suas casas há meses. Alguns enfrentam, ou já enfrentaram, as restrições de viagem, ou ainda o tempo no mar prolongado. 

   À luz disso, no ano de 2021, a campanha da IMO traz o enfoque de “Um Futuro Justo aos Marítimos”. Dessa forma, aquela Organização tem realizado uma pesquisa, direcionada exclusivamente a esses profissionais, por meio da qual deseja saber: quem seria responsável para um futuro justo aos marítimos? 54% responderam que a responsabilidade deve ser compartilhada, isto é, à própria IMO, às Autoridades Marítimas, às empresas e a eles próprios (trabalhadores marítimos). E, por dever de justiça, há de se constatar que a sua parte vem sendo realizada com louvor. 

   Marítimos, neste dia especial em que celebramos o 11 aniversário do Dia Internacional dos Marítimos, gostaríamos de agradecer a sua dedicação, o seu profissionalismo, a sua resiliência e a sua perseverança. E, por oportuno, reforçamos o nosso diuturno apoio às Senhoras e Senhores, mulheres e homens que representam a força que vem do mar. Obrigado por manterem forte a nossa economia.

    Mares e Rios Seguros e Limpos! 

    Viva a Marinha Mercante! 

    Viva o Brasil!

   Extrato do BONO Nº 596 DE 25 DE JUNHO DE 2021

Nenhum comentário: