DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA MARINHA
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
– O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tendo por objetivo mobilizar e sensibilizar a sociedade brasileira sobre a urgência do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em suas várias dimensões: abuso, exploração sexual, turismo sexual, estupro e assédio sexual.
Tal violência pode se expressar de forma física e psicológica, então, fique atento:
- Comportamento, aparência e humor: isolamento, desconfiança, medos, agressividade, tristeza ou quietude;
- Hábitos: falta de concentração, transtornos alimentares ou de sono;
- Rejeição: aversão excessiva a pessoa específica;
- Regressão a comportamentos infantis: chorar sem motivo, urinar na cama ou voltar a chupar dedo;
- Segredos: recebe presentes, dinheiro ou outro benefício; e
- Indícios físicos: dificuldade de andar ou sentar, marcas, traumas, lesões, hematomas ou dores e inchaços nas regiões genitais.
A Marinha do Brasil, por meio da Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM), está comprometida com essa temática. O Plano de Assistência Social da Marinha (PASM), bem como o Programa de Qualidade de Vida, normatizado pela DGPM-501, trabalham o eixo de Atenção à Família, cujos assuntos abordados incluem maternidade e paternidade responsáveis e combate à violência doméstica.
Para ficar informado sobre as atividades da Assistência Social e sobre o assunto, entre em contato com o Órgãos de Execução do Serviço de Assistência Social ao Pessoal da Marinha (OES)que atende a sua região e confira suas programações.
Extrato do BONO Especial Nº 462 DE 18 DE MAIO DE 2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário