terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Pela primeira vez, mulheres poderão concorrer às vagas para Soldado Fuzileiro Naval


Pela primeira vez, mulheres poderão concorrer às vagas para Soldado Fuzileiro Naval
Inscrições poderão ser feitas até o início de março por ambos os sexos

20/01/2023 - Por Primeiro-Tenente (RM2-T) Tássia Navarro - Brasília, DF

A partir de 2024, as mulheres terão a possibilidade de ingressarem no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). As inscrições para o Concurso Público de Admissão às turmas I e II/2024 do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) estão abertas. Elas custam R$ 40,00 e podem ser feitas por meio do site da Marinha do Brasil (MB) até 2 de março de 2023. Ao todo, 1.080 vagas serão ofertadas, sendo 984 para candidatos do sexo masculino e 96 para o sexo feminino.
Com essa oportunidade, fica completo o processo de inclusão das mulheres em todos os Corpos, Quadros, escolas e centros de instrução da MB. Agora, será permitido o embarque concomitante de Oficiais e Praças nas fileiras operativas da Força.
Dentre os requisitos previstos para admissão no concurso, estão a necessidade de ter 18 anos de idade e menos de 22 no dia 30 do mês de junho de 2024 e o Ensino Médio completo. A primeira etapa do processo seletivo consiste em exame de escolaridade, constituído de provas de Português e Matemática, com data a ser divulgada posteriormente no site. Os aprovados na etapa inicial passarão, ainda, por verificação de dados biográficos e de documentos, avaliação psicológica, inspeção de saúde e teste de aptidão física de ingresso.
O soldado Diego Henrique Torres de Medeiros, 22 anos, é de Natal (RN) e sempre teve como objetivo de vida tornar-se Fuzileiro Naval. Ele formou-se na última turma de 2022 e agora já se sente realizado. “É uma satisfação realizar o sonho de ingressar na Marinha, pois através do Corpo de Fuzileiros Navais pude trazer orgulho para mim e minha família”, destaca.
Para o soldado recém-formado, o período do curso de formação foi desafiador e produtivo. “Foi difícil, como se espera de um curso de formação de Soldados Fuzileiros Navais. Como integrante da turma II/2022, o frio foi um dos obstáculos mais difíceis para mim e por ser longe de casa, a saudade da família também foi um obstáculo, mas venci”, conta.
Mesmo com todas as barreiras encontradas durante a fase de estudos até passar na prova e do curso de formação, o soldado encoraja aqueles que têm o sonho de entrar para o Corpo de Fuzileiros Navais. “O que eu digo para quem pensa em ser Fuzileiro Naval é que persevere até conquistar seu objetivo, pois temos a possibilidade de crescimento na carreira e no pessoal. Podemos fazer cursos operativos, conhecer o exterior, além de auxílio hospitalar para nós e nossos familiares”, ressalta.
O curso
O curso de formação terá a duração de, aproximadamente, dezessete semanas e será conduzido no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro (RJ) e, simultaneamente, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), em Brasília (DF), sob o regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.
As vagas
Das 1.080 vagas, 840 serão destinadas ao CIAMPA, sendo 96 reservadas, preferencialmente, para candidatas do sexo feminino e 744 destinadas, preferencialmente, aos candidatos do sexo masculino, obedecendo a ordem de classificação. As 240 vagas restantes serão para o CIAB e destinadas aos candidatos do sexo masculino, obedecendo a ordem de classificação no concurso.
Confira mais detalhes do certame no edital de convocação para o Concurso Público de Admissão às turmas I e II/2024 do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN).
   Fonte: Agência Marinha de Notícias


Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia. Qual a idade limite para uma candidata concorrer a uma vaga de curso Superior Assistente Social?