quinta-feira, 28 de abril de 2011

Depoimento de um Fuzileiro



O depoimento abaixo é do ex Fuzileiro Eliezer, ex não, porque, UMA VEZ FUZILEIRO, SEMPRE FUZILEIRO! Parece que fica ”Impregnada” em nosso sangue, aquela garra de guerreiro que nos é ensinado em nossa formação! O Eliezer foi meu recruta lá no então CAdest, hoje CIAB, em Brasília, na segunda turma de 1983. Ele influenciado por falsos amigos, deu baixo da Marinha, e hoje leva a vida de maneira sucedida em outras atividades, lá em Tocantinópolis TO. Não sei como descobriu o nosso blog, e tornou-se leitor assíduo.

Segue o depoimento:
Olá Sgt Lucena, um abraço.
Em relação à Marinha, fiquei muito pouco tempo. É esta a grande frustração que tenho, e não me envergonho de dizer a ninguém. Saí de baixa no segundo ano. O Comando Naval de Brasília cedia um tipo de baixa antes dos três anos, e eu, por influência dos "amigos", sozinho, muito jovem, sem ter uma orientação contrária e adequada cometi esse erro. Talvez se O tivesse por meu chefe àquela época a coisa teria si do diferente. Fiz tudo ao contrário do que me propus a fazer: aos sete anos de idade assisti a um sete de setembro em Brasília e me encantei com o valoroso CFN e prometi a mim mesmo que um dia estaria ali também, de fato, onze anos mais tarde, em 1984, eu desfilaria ali. A Marinha era tudo pra mim, até poesia eu compunha para a Marinha, quando novo. E eu que achava que ninguém me influenciava! Até então, em relação à baixa, tudo parecia uma fantasia, mas quando fui avisado de que esta maldita baixa havia chegado, caí em mim e percebi a grande besteira que havia feito, já passei a sentir saudades enormes da vida da caserna e de como seria minha vida fora dali, mas aí já era. Saí do GPTFNB olhando pra trás até não vê-lo mais.
Após a Marinha, estive no Corpo de Bombeiros de Goiânia, na Guarda Florestal de Carajás, fui Fiscal Fazendário aqui do Estado do Tocantins, mas, como de fato, foi um concurso muito mal elaborado que nos deram, o próprio Governo entrou na justiça e o mesmo ainda hoje encontra-se sub júdice. Atualmente trabalho, como efetivo, na Agência de defesa agropecuária aqui do Tocantins. Não é lá essas coisas, mas vamos vivendo e buscando, a cada dia, melhorar nossa situação funcional.
Toda essa trajetória profissional que tenho aqui lhe narrado, julgo ter sido consequência daquela decisão errada que tomei ainda lá atrás em relação à Marinha. Mas, por outro lado, isso tudo me proporcionou encontrar uma ótima esposa e uma bela família. Será uma honra e enorme alegria, poder recebê-lo em minha casa, em minha cidade, e apresentá-lo minha família. Espero que venha mesmo passar uns dias conosco.
Fico bastante feliz com o CB Manoel, por seus filhos bem sucedidos na nossa valorosa Marinha, dê-lhe meus parabéns. Quero parabenizá-lo pela sua bela família e pelo seu netinho (suponho ser os que estão nas fotos com o Sr), é uma bela criança, desejo a todos muita saúde, paz e prosperidade.
Um abraço carinhoso do amigo e admirador.
Eliezer.
PS: Hoje estou fazendo aniversário de 47 anos, 25/04/1964. Um abraço.
Um BRAVO ZULU pra você Eliezer, Parabéns pelo seu aniversário, que Deus ilumine seu caminho concedendo muitos anos de vida com saúde, paz e prosperidade, juntamente com seus entes queridos.
AD SUMUS.

7 comentários:

Eliezer disse...

Olá caro amigo Lucena.
Confesso que fiquei surpreso ao acessar o "Saco Mucho" hoje à tarde no meu local de trabalho. Me chamou a atenção o "depoimento de um Fuzileiro", logo que iniciei a leitura percebi do que se tratava. Foi uma boa surpresa. Penso eu, que possa servir de alerta, orientação e até mesmo de estímulo a tantos outros jovens que possam se encontrar em contexto indêntico. Vou selecionar algumas fotos da época, digitalizá-las e enviar-lhe.
Um cordial abraço, eterno instrutor.
Eliezer. AD SUMUS.

Anônimo disse...

PREZADO ELIEZER.
Certamente que seu testemunho servirá de exemplo para muitos jóvens que possam serem induzidos por maus "conselheiros".
Seu depoimento nos revela o quanto foi importante os dois anos vividos entre os FUZILEIROS NAVAIS. Não importa o tempo, dois ou trinta anos, o que importa é a semente que germinou no seu caráter. Sua gratidão pelo CFN, sua humildade, são provas de seu bom caráter.
O CFN, seu instrutor SO-LUCENA, e todos os VETERANOS, nos orgulhamos porque voce um dia vestiu o nosso GARANCE.
AD SUMUS

Maffra disse...

Sabe Lucena, estive lendo o depoimento do Soldado Eliezer, e me identifico por demais com ele... e pior, tenho certeza que muitos Soldados que pediram baixa, assim como ele e como eu, poderiam estar contribuindo para um CFN e uma Marinha ainda melhor... tenho muitos campanhas da minha turma que pediram baixa (gente de alto gabarito)... e, é claro, tenho muitos campanhas que ainda estão na ativa (o Manente foi meu campanha de Turma e de morarmos juntos)... enfim, é uma pena a Marinha não ter dado uma atenção especial aos Praças que pediam baixa... existem muitas pessoas como eu e o Eliezer que têm o maior orgulho em dizer
“EU FUI FUZILEIRO NAVAL”,
e quem foi FN sempre será.
Grande abraço a você.
ADSUMUS.
Maffra RS

Valdir Sarmento disse...

FN-Eliezer, o Anônimo acima é o SG-CN-FN (R1)SARMENTO, um fuzileiro naval jamais será anônimo.
Desculpe o engano que agora corrijo.

Eliezer disse...

Muito obrigado Sg SARMENTO pelas suas palavras de elogio ao meu caráter. Você está certo quando diz que o pouco tempo vivido entre os FUZILEIROS NAVAIS foi importante para mim. Minha formação no nosso valoroso CFN com certeza ajudou a moldar parte de minha personalidade,de meu caráter,da maneira verdadeira que sou hoje. E é verdade, sou realmente muito grato. Suas palavras são verdadeiras, e tenha certeza, nas oportunidades que tive de vestir o "nosso" GARANCE o fiz com enorme orgulho, chegava a me arrepiar. É verdade... "UM FUZILEIRO JAMAIS SERÁ ANÔNIMO."
Um Bravo Zulu para o Sr. AD SUMUS.

Anônimo disse...

queria poder entrar em contato com amigos da segunda turma de 83 do cadest de Brasilia. meu é Gumercindo eu era do segundo pelotão do sarg Arno, muitos me chamavam de Paulista
meu e-mai gumercindojunior14@gmail.com

antonio dimas morais disse...

Depois de um longo tempo consegui manter contato com antigos companheiros Fuzileiros, como esquecer alguém como lucena que como instrutor era o cão, mas como companheiro depois de formado era inesquecível, eu também sai do corpo de FN quando já estava cursando engenharia, meus instrutores de curso foram totalmente contrários a minha decisão de sair devido ao meu comprometimento e notas alcançadas durante o curso, que a previsão era que logo após a formatura eu já me integraria ao corpo de apoio a docência no curso de engenharia, mas nem isso me tirou o intento de dar baixa, me arrependo e até hoje tenho sonhos de caserna, mas a vida é assim, somos fruto das decisões que tomamos, hoje sou professor de matemática de ensino médio e tenho uma pequena empresa que trabalha com placas e fachadas comerciais, mas nunca me esqueci da minha vida de militar, e dela falo sempre ao meus alunos, pelo exemplo de disciplina e companheirismo, ainda quero se possível formar um pequeno curso de preparação para prova de fuzileiros navais na minha cidade e região e poder levar jovens interessados em seguir uma carreira, para isso pretendo me ingressar na associação de veteranos e conseguir algum apoio para tal, meus agradecimentos sinceros a você lucena, e todos os instrutores formadores de militares e acima de tudo cidadão de respeito, onde nesse país onde a corrupção tudo deforma, muito obrigado.