quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Melancia: refrescante e afrodisíaca. Será?

Melancia é um ótimo alimento. (Foto: Thinkstocki) 
Refrescante e cheia de nutrientes: os benefícios da melancia são proporcionais ao seu tamanho! Originária da África, a fruta é ideal para ser consumida em dias quentes. E, com o verão aí, ela não pode faltar no cardápio.
Leia também:
Como seguir a dieta mediterrânea
5 alimentos que deveriam estar em toda dieta

Sua relação com a estação mais quente do ano não é à toa. A nutricionista Solange Ventura diz que a melancia é extremamente rica em água. "Em torno de 90% do corpo da fruta é composto pela substância", observa. Ótima opção para hidratar e para baixar a temperatura do corpo!
No entanto, a melancia também possui nutrientes importantes como carboidratos, sais minerais, ferro, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo A, B e C. "Especialistas comprovam que a melancia é um alimento que possui poderosos agentes antioxidantes que são muito eficazes na prevenção de doenças malignas", ressalta Solange.
Esses antioxidantes ajudam na limpeza de órgãos como os rins e funcionam como limpadores do estômago e intestino, ajudando na desintoxicação do organismo.Um deles licopeno, que previne e ajuda a combater vários tipos de câncer como o de próstata, estômago, pâncreas, bexiga, mama.
A frutose, carboidrato responsável pelo sabor adocicado, dá um gás na energia, ajuda no funcionamento dos nervos, do cérebro, da medula óssea e dos glóbulos vermelhos.
Estimulante sexual
 
Melancia é um afrodisíaco. (Foto: Thinkstock)
 Há quem diga que a fruta tem um quê afrodisíaco. Pesquisadores do Centro de Aprimoramento de Frutas e Vegetais da Universidade A&M do Texas (Estados Unidos), descobriram recentemente que a melancia é rica em citrulina, reconhecido como vasodilatador. "Ela é convertida em arginina, precursora na formação do óxido nítrico no interior dos vasos sanguíneos, levando à vasodilatação e ao relaxamento vascular, aumentando o fluxo sanguíneo", esclarece a nutricionista.
Mas esse efeito pode não ser notado em todas as pessoas, já que o metabolismo varia de indivíduo para indivíduo. Não dá para afirmar que, via de regra, toda a citrulina será convertida em arginina, nem que toda arginina será usada pelo organismo na produção de óxido nítrico. E ainda tem outro ponto: a citrulina concentra-se principalmente na casca e nas sementes da melancia. "Por isso, é necessário o aproveitamento de toda a fruta para obter os benefícios da citrulina", recomenda Solange.
Outras pesquisas dão conta de que a melancia colabora para tornar os fluidos do corpo - sêmen, secreção vaginal e saliva - mais adocicados e até perfumados. Os estudiosos dizem que esse efeito pode ser notado algumas horas após a ingestão da fruta.
Libido à parte, a melancia é excelente nas dietas de emagrecimento, pois é uma fruta de baixo teor calórico. "Cada 200 gramas, cerca de uma fatia média, apresenta apenas 65 calorias", pontua a especialista. O suco da fruta é extremamente diurético e auxilia na diminuição do inchaço.
Traiçoeira
Mas não se deixe enganar! A contrapartida é cruel: a melancia possui alto índice glicêmico, ou seja, é um alimento que libera muita glicose no sangue quando ingerido. "Desta maneira, o pâncreas fica sobrecarregado para produzir grande quantidade de insulina a ser disponibilizada no sangue. Portanto, portadores de diabetes devem consultar um médico ou uma nutricionista para obter informações necessárias para consumir a fruta com segurança", orienta.
Calmante
A melancia também é taxada de calmante natural. Essa ação é potencializada se a fruta for ingerida com as sementes. E as pequenas sementinhas estão cheias de zinco, mineral que ajuda a aumentar a imunidade do organismo e em ácidos graxos, que contribuem para o bom funcionamento do metabolismo, dando aquela regulada básica nos hormônios.
Culinária
Fruta barata e facilmente encontrada, a melancia faz bonito em qualquer ocasião: pode ser servida em forma de suco, mousse, sorvete ou in natura. Aproveite a época e usufrua dos benefícios dessa gigante da natureza.

Nenhum comentário: