sexta-feira, 2 de junho de 2017

Dia Mundial do Meio Ambiente – 5/JUNHO

Marinha do Brasil
Diretoria de Portos e Costa.
 No dia 05JUN1972, em Estocolmo, na Suécia, teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Nessa Conferência, conhecida como Conferência de Estocolmo, estabeleceram-se princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. A partir daí, a maneira de ver e de lidar com as questões ambientais começou a mudar ao redor de todo o mundo. Desde então, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente todo dia 05JUN. A data tem como objetivo chamar a atenção de todas as esferas da sociedade para as questões ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Em virtude da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pela humanidade, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece destaque no calendário mundial. No entanto, não basta apenas refletir sobre esse tema nesse dia, é necessário que haja mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários. É fundamental que cada um faça a sua parte. Atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente e a exigência, pela população, do cumprimento das leis pelas entidades públicas e privadas em todos os níveis são de extrema importância. A Marinha do Brasil, comprometida com a preservação ambiental, tem entre as suas atribuições legais, como Autoridade Marítima, a prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.
Fundamental para a vida em nosso planeta, a água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo. O uso irracional e a poluição de oceanos, mares, rios e lagos, podem ocasionar, em breve, a escassez de água potável, caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural.
Embora muitas soluções sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no dia a dia todas as pessoas podem colaborar para que a água potável não falte às próximas gerações e que nossos mares e rios estejam cada vez mais limpos.
Nós, como integrantes da Marinha do Brasil e por serem os mares e rios nosso ambiente de trabalho, devemos ser os primeiros a dar o exemplo no cuidado diuturno com o meio ambiente. A sua preservação e o uso racional da água devem estar sempre presentes nas nossas atitudes diárias.

Extrato do BONO Nº 426 DE 02 DE JUNHO DE 2017 

Nenhum comentário: