quinta-feira, 19 de maio de 2011

Software é usado no treinamento de Fuz. Navais

Militares utilizam simulador virtual para treinamento de futuras operações

Um simulador de combate está sendo utilizado no treinamento dos Fuzileiros Navais, no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia, no Rio de Janeiro. O software, adquirido pela Marinha do Brasil em 2010, é um simulador interativo de adestramento, chamado Indirect Fire Trainer (Simulador de armas orgânicas da Companhia de Fuzileiros Navais), o primeiro no mundo em treinamento de controle de ataque, utilizando tiros indiretos e incorporando o adestramento virtual de apoio aéreo, contribuindo na preparação de uma operação tática real.

Com a ajuda do programa, é possível simular mais de 300 situações de combate, envolvendo infantaria, agentes não militares, veículos armados sobre rodas, veículos armados sobre lagartas, ataque aéreo, população civil, veículos civis, obstáculos, barreiras e vários tipos de vegetação, nas quais os militares agem como se estivessem em um conflito real.

O equipamento permite monitorar o desempenho de cada combatente durante o treinamento, possibilitando críticas e correções nas ações dos militares. São gerados gráficos demonstrando a probabilidade de erro, dispersão e tempos em comparação às tabelas balísticas, além da visualização real do tiro, levando em consideração o terreno, alcance e condições metereológicas. O sistema está localizado e é disparado em um terreno 3D, podendo o armamento ser empregado com todas as opções de munições existentes. Com o uso do programa, é possível fazer atualizações tecnológicas e de treinamento, com a inserção de novos armamentos e novas técnicas de combate.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fico muito orgulhoso e feliz vendo nosso Corpo de Fuzileiros Navais acopanhando a tecnologia e crescendo junto com ela.
Espero crescimento também na Disciplina, no Espírito de Corpo e no Amor á Pátria.
Assim, seremos sempre a SENTINELA AGUERRIDA.