Uma Trova Nacional
Prazer que enriquece e acalma
nesta  humana travessia:
sentir em chama a minha alma
quando arde  em chama  a poesia!
Roza de Oliveira/PR
Uma Trova Potiguar
As coisas boas da vida,
que nos dão felicidade
passam sempre de corrida,
deixando eterna saudade.
Joamir Medeiros/RN
Uma Trova Premiada
2005 > Nova Friburgo/RJ
Tema > MOTIVO > M/H
No lençol que era perfeito,
entre os “motivos florais”,
o tempo foi, sem respeito,
bordando... saudade a mais.

Wandira Fagundes Queiroz/PR
 Uma Trova de Ademar;
Sei que vou partir, não tardo!
Mas, enquanto Deus quiser,
vou carregando o meu fardo
do tamanho que eu puder!...
Ademar Macedo/RN
 ...E Suas Trovas Ficaram;
Busquei definir a vida,
não encontrei solução,
pois cada vida vivida
tem uma definição...

Luiz Otávio/RJ
Simplesmente Poesia;
SENTIR  POESIA.
Arthunio Maux/RN
Alma minha gêmea:
A fêmea
Em ti
Me enlouquece.
Se há trevas
Amanhece.
E o sol
Me desperta
E ilumina a escuridão
De todos os sentidos.
Alvorece.
Estrofe do Dia;
O meu verso vai cortando
o sertão abrasador,
e chega na mesma hora
que o caboclo agricultor
abre a camisa e se abana
para esfriar o calor.
Moacir Laurentino/PB
Soneto do Dia;
SANTA.
Hermeto Lima/PA
   
Essa que passa por aí, senhores,
de olhos castanhos e fidalgo porte,
é a princesa ideal dos meus amores,
a mais franzina pérola do Norte.
 
Contam que, numa noite de esplendores, 
a essa que esmaga o coração mais forte
hinos cantaram e jogaram flores 
as estrelas, em mágico transporte.
 
Acreditais, talvez, ser fantasia!...
Eu vos direi que não... Em certo dia,
quando ela entrou na festival capela,
 
eu vi a Virgem mergulhada em pranto,
e o Cristo de Marfim fitá-la tanto, 
como se fosse apaixonado dela!