sábado, 31 de outubro de 2015

Estelionatário se passa por coronel da PM


Uma pensionista foi vítima de estelionato em São José do Rio Preto. A mulher, viúva de um tenente da Polícia Militar, dede 57, anos diz ter percebido o golpe apenas após transferir quase R$ 5 mil para a conta bancária do estelionatário logo depois de uma ligação na qual um homem se passava por coronel da PM de Brasília.
A agência fica em Vila Velha (ES) e a conta está no nome de Luciano Conceição de Oliveira, que seria um provedor da Polícia Militar. Durante a ligação um homem teria se identificado como coronel Sérgio Henrique, do STM (Supremo Tribunal Militar). Ele disse à mulher que ela tinha direito a uma indenização de quase R$ 50 mil, mas que precisava pagar o processo para recebê-la.
Com bom vocabulário, bastante convincente e na posse de todos os dados da vítima, o falso coronel conseguiu convencer a mulher. Quando ela retornou a ligação para confirmar o depósito, o homem pediu mais dinheiro, foi quando ela desconfiou e procurou a polícia.
A pensionista não é a primeira vítima. Em junho de 2013 o STM publicou uma nota no site com um alerta para esse golpe, o texto diz que “o STM não faz nenhum contato telefônico para oferecer indenizações ou qualquer outro tipo de ganho financeiro relacionado a causas judiciais e orienta: se você receber uma ligação desse tipo deve entrar em contato com o disque denúncia através do telefone 181”.
A quadrilha atua de maneira organizada. Nossa equipe ligou para o número indicado pela vítima: 0800 7730 303, ramal 1953. O próprio coronel Sérgio Henrique atendeu a ligação, sem antes passar por uma telefonista. Quando questionado sobre o dinheiro da indenização ele pediu um número de protocolo, passado anteriormente para a pensionista e depois pediu para aguardar na linha e a ligação caiu.
Mesmo com os alertas, o delegado José Luiz Chaim explica que muitos ainda caem em golpes desse tipo. A Polícia Civil investiga o caso.
Do Blog:
Tenho postado muitos alertas aqui sobre esse tipo de golpe, inclusive, com aposentados e pensionistas da Marinha. Fica ai o alerta! Se liga!

Nenhum comentário: