quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Mensagem do Senhor Presidente da República no Dia do Marinheiro

     É com grande alegria e justificado orgulho que me dirijo à Marinha do Brasil neste Dia do Marinheiro. Hoje, celebramos o maior patrimônio de nossa Força Naval: os milhares de homens e mulheres que dão exemplo de abnegação na defesa da Pátria. E o fazem, sempre, inspirados no exemplo de dignidade e devoção de seu Patrono, o Marquês de Tamandaré, referência obrigatória até os nossos dias.
     O trabalho da Marinha é decisivo para a preservação de interesses vitais do País. São nossos marinheiros que garantem a defesa de nossa soberania nos mares e nas águas interiores. São nossos marinheiros que asseguram a proteção de nossas linhas de comunicação marítima.
      Sem jamais descurar de sua missão precípua, a Marinha do Brasil também desempenha, com o denodo que a distingue, outras funções da maior importância para a vida nacional. Nossa Marinha leva saúde e assistência às comunidades ribeirinhas situadas nas regiões remotas do território brasileiro. Nossa Marinha contribui para a estabilidade em áreas em que a lei e a ordem estejam ameaçadas. Nossa Marinha ajuda no desenvolvimento de novas tecnologias, em atividades de pesquisa e inovação, no crescimento de nosso País.
     O elevado profissionalismo da Força Naval é reconhecido mundo afora. A Marinha do Brasil é constantemente chamada por países amigos para atividades de formação e treinamento de suas Marinhas. Do mesmo modo, aporta contribuição valiosa para a paz internacional. É o caso da participação na missão de paz no Líbano, onde cabe à Marinha do Brasil, há mais de seis anos, o comando da única Força-Tarefa Marítima sob a égide das Nações Unidas.
      Neste dia de celebração cívica à qual tenho a honra de associar-me, recebam os homens e mulheres da Marinha o sincero reconhecimento do povo brasileiro.
     MICHEL TEMER Presidente da República Federativa do Brasil
     Nota do BONO Especial Geral Nº 1015/2017.
     Visite a página da Marinha na Internet – www.marinha.mil.br onde poderão ser conhecidas as atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil. 

Nenhum comentário: