quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Brasil é 2º país com menos noção da própria realidade, aponta pesquisa

Renato S. Cerqueira/Futura Press
O Brasil é o segundo país do mundo em que as pessoas mais têm a percepção equivocada sobre a realidade. A informação faz parte da pesquisa “Os Perigos da Percepção”, realizada pelo instituto Ipsos Mori.

Segundo o levantamento realizado em 38 países para avaliar o conhecimento geral e a interpretação que as pessoas fazem sobre o país em que vivem, os brasileiros só ficaram à frente dos sul-africanos.

O estudo apresentou aos 29 mil entrevistados perguntas sobre a realidade de seus países e, em seguida, comparou a percepção das pessoas com dados oficiais.

O resultado indica que, por todo o mundo, há pouca familiaridade com temas de segurança, imigração, saúde, religião e mesmo tecnologia. Depois do Brasil, aparecem na lista Filipinas, Peru e Índia.

No Brasil, 76% dos entrevistados disseram achar que a taxa de homicídios é mais alta hoje do que era no ano 2000, por mais que o Ipsos indique que a taxa atual seja a mesma daquele ano.

A Rússia foi citada pela maioria dos entrevistados como sendo o país que mais consome bebidas alcoólicas no mundo, por mais que seja apenas a 7ª colocada no ranking que é liderado, na verdade, pela Bélgica, segundo a pesquisa.

O Brasil é o país em que a população tem a percepção mais errada a respeito da gravidez de adolescentes. Enquanto os entrevistados em média acham que 48% das meninas entre 15 e 19 anos dão à luz, o dado real é de 6,7%.

Por outro lado, o Brasil é um dos países em que menos se acredita que vacinas causem autismo. Apenas 10% dos entrevistados disseram concordar com essa relação.

Os países que têm uma percepção mais próxima da realidade, segundo a pesquisa, são Suécia, Noruega, Dinamarca, Espanha e Montenegro.

Nenhum comentário: