terça-feira, 27 de julho de 2010

CAICÓ/RN -.wikipedia.org

Caicó - Um pouquinho de sua História
Bandeira
Brasão

Caicó é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte. Principal cidade do Seridó nordestino, localiza-se na região centro-sul do estado distando cerca 269 km da capital estadual, Natal. Nascido na confluência dos rios Seridó e Barra Nova, ocupa uma área de 1.228,574 km² a uma altitude média de 151 metros.
Sua população estimada em 2009, segundo o IBGE, era de 63.006 habitantes, o que a coloca como a sétima cidade mais populosa do estado. Entretanto, dos sete maiores municípios do estado, quatro estão inseridos na Região Metropolitana de Natal. Assim, pode-se dizer que Caicó é a segunda maior cidade do interior do estado, atrás apenas de Mossoró.
Sua atração mais famosa é a Festa de Santana, realizada no mês de julho, e que está em processo de ser tombada Patrimônio Imaterial do Brasil pelo IPHAN. Caicó também é lembrada pela sua população religiosa, seus bordados e sua rica culinária típica[5], além de seu singular carnaval.
Conhecido centro pecuarista e algodoeiro, Caicó apresenta o mais alto índice de desenvolvimento humano do interior e semi-árido nordestino[6], assim como a maior esperança de vida ao nascer de 73,317 anos, alcançando o maior índice de longevidade do Rio Grande do Norte: 0,805, considerado "elevado" pela ONU[7]. O município ainda se destaca por possuir o menor índice de exclusão social do estado
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caic%C3%B3

Nenhum comentário: