quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Círio de Nazaré, em Belém

Marinha Informa
Marinha participa das comemorações do Círio de Nazaré, em Belém
 NHo “Garnier Sampaio”
leva imagem da santa durante a romaria fluvial

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval, participou de diversos eventos comemorativos ao Círio de Nazaré 2010, em Belém (PA). Pela 12ª vez, teve a tarefa de conduzir, de Iacoaraci à Belém, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré – Padroeira dos paraenses, a bordo do Navio Hidroceanográfico (NHo) “Garnier Sampaio”, por ocasião da romaria fluvial, realizada no dia 9 de outubro.

A bordo do navio, estiveram presentes o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Rodrigo Otavio Fernandes de Hônkis, a Governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, dentre outras autoridades militares e civis, além de membros da Arquidiocese de Belém. Na ocasião, a imagem da santa foi recebida, a bordo, pelo Comandante da Marinha e colocada em um local de destaque para que todos que participavam da romaria fluvial tivessem a oportunidade de visualizá-la de suas embarcações.
 Comandante da Marinha (à direita) e
Comandante do 4º Distrito Naval
 Imagem da santa visível a todos os romeiros durante a procissão fluvial

A Governadora agradeceu a participação da Marinha do Brasil no evento. “Agradecemos à Marinha pela participação tão importante, carragando a imagem da santa e, mais ainda, por organizar este evento tão significativo.

Segundo o Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Capitão-de-Mar-e-Guerra José Roberto Bueno Júnior, cerca de 600 embarcações participaram da romaria fluvial, sendo a Marinha a principal responsável pela coordenação e segurança do tráfego aquaviário, com mais de 20 embarcações empregadas.

 Antes, porém, a Marinha já havia realizado Operação Pré-Círio, ocorrida no período de 27 de setembro a 3 de outubro, quando foram promovidos cadastro das embarcações e cobertura, gratuitamente, de partes móveis (eixo) do motor das embarcações locais, como formas de diminuir a ocorrência dos acidentes. O objetivo foi, também, conscientizar barqueiros e ribeirinhos sobre os riscos de acidentes em embarcações que navegam com o eixo exposto.

Por meio de inscrição realizada na Capitania dos Portos, as embarcações que iriam transportar passageiros foram, rigorosamente, vistoriadas por equipes de Inspeção Naval. As embarcações que apresentaram os itens de segurança (equipamento de salvatagem como coletes e boias salva-vidas, extintores de incêndio etc) em conformidade para se obter uma navegação segura, receberam o Selo de Segurança da Navegação.

Além da programação da romaria fluvial, a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) se apresentou pela segunda vez consecutiva em Belém, na Concha Acústica e no Theatro da Paz, nos dias 5 e 8 de outubro, respectivamente.

Por fim, no dia 10, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Belém deu sua já tradicional contribuição, com um contingente de 200 Fuzileiros Navais, realizando a segurança da Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré, durante os cerca de 4,5 Km da procissão terrestre.
Fuzileiros Navais fazem a segurança no trajeto da romaria terrestre
ADSUMUS

Nenhum comentário: