Marinha do Brasil realiza
treinamento militar em Formosa
Visão aérea do local dos exercícios e
acampamento dos Fuzileiros Navais
Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil realizaram, no período de 05 a 13 de outubro, no Campo de Instrução de Formosa, um treinamento militar para adestramento das tropas. O exercício, denominado “Operação Formosa 2010”, tem por finalidade contribuir para a manutenção da condição de pronto-emprego dos meios dos Fuzileiros Navais, sendo o maior treinamento já realizado pela Marinha do Brasil no Planalto Central.
A Operação “Formosa 2010” envolveu cerca de 2 mil militares, Aeronaves, Carros de Combate, Veículos Blindados de Transporte de Tropas, Veículos Anfíbios sobre Lagartas, Mísseis Superfície-Ar, Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANT) e Artilharia, entre outros meios de combate, que foram empregados de forma integrada em manobras militares ofensivas e defensivas.
O exercício simulou uma Operação Anfíbia, considerada por muitos como sendo a de execução mais complexa entre todas as operações militares. Priorizando assegurar o máximo realismo durante o exercício, todo o armamento foi empregado com a utilização de munição real.
Demonstração de exercício de tiro
O Corpo de Fuzileiros Navais, conforme determina a Estratégia Nacional de Defesa, é a força de caráter expedicionário por excelência. Assim, a manutenção de sua condição de pronto emprego exige treinamento em vários ambientes operacionais, tais como áreas urbanas, selva, áreas ribeirinhas e cerrado. Esta condição de prontidão constante materializa a capacitação da Marinha do Brasil na proteção da Amazônia Azul e na defesa das instalações navais, portuárias, arquipélagos e ilha oceânicas, além de assegurar a capacidade de atuação em Operações Internacionais de Paz e em Operações Humanitárias.
ADSUMUS
Um comentário:
Mesmo na reserva, já tive a oportunidade de participar de dois execício semelhante a esse em Formosa, 2007 e 2009.
Lucio Lucena
Bravo Zulu
Postar um comentário