quinta-feira, 20 de setembro de 2012

FUZILEIROS NAVAIS EM AÇÃO


Marinha do Brasil e Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro atuam mais uma vez no combate ao crime



Viaturas Blindadas da Marinha do Brasil


Na madrugada do dia 11 de setembro, atendendo a mais uma solicitação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Marinha do Brasil, autorizada pela Presidenta da República, efetuou apoio logístico de transporte blindado para Operações Policiais desencadeadas pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e pelo Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) na Comunidade da Chatuba, em Mesquita (RJ).

Para tanto, foi ativado um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav-RIO V) envolvendo 103 fuzileiros navais e quatro Viaturas Blindadas VtrBldEsp SR 8x8 TP PIRANHA IIIC e uma VtrBldEsp SR 8x8 SOC PIRANHA IIIC, pertencentes à Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE). O Chefe do Estado-Maior do Comando da Tropa de Desembarque, Capitão-de-Fragata (FN) Glenio Ricardo Gadas de Matos, foi designado como Comandante do GptOpFuzNav-Rio V e Oficial de Ligação junto à Secretaria de Segurança Pública - RJ e seus Órgãos Subordinados envolvidos na operação.

Participaram da operação 14 Oficiais e 89 Praças, dos quais alguns militares com experiência em Missões de Paz no Haiti e de Garantia da Lei e da Ordem. Diferentemente da incursão ocorrida em 2010 no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro, as Forças Policiais não enfrentaram qualquer tipo de resistência para ocupar a comunidade. Para o cumprimento da missão, o GptOpFuzNav-RIO V foi organizado com um Grupamento de Comando, um Grupamento de Combate Terrestre (GptCT) e um Destacamento de Apoio de Serviços ao Combate (DASC). A concentração dos meios de material e pessoal ocorreu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CFAP-CBMERJ), que também serviu como Posto de Comando.

Os meios que participaram da operação foram empregados a partir de 01h15 do CFAP-CBMERJ e regressaram para o Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE), antes do amanhecer.

Nomar Online

Nenhum comentário: