quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Dia do Indio e Tiradentes no "Saco Mucho"

   Recordar é viver! Atualizada em 16/JAN/2019 11h18min
    Pelada dos novos “Sacomuchianos”

   No dia 19 de abril é comemorado o dia do Índio, nesta data tão importante de nossa história ocorrem vários eventos valorizando a cultura indígena. Nas escolas, os alunos se vestem de Índios, vários museus fazem exposições da cultura indígena e muitas festas pelos municípios desse imenso país prestigiando esse dia.

   No “Saco Mucho” foi comemorado com muito amor, inclusive o espírito beijoqueiro baixou no clima de confraternização, logo após a pelada em comemoração ao grande dia! Devemos, pois preservar os povos indígenas e respeitar suas manifestações culturais.

 Veja o Espírito beijoqueiro em momentos de descontração e amizade...
www.sacomucho.blogspot.com

Teve até cofrinho! Podem até me condenar a prisão, mas, não digo quem é o dono desse patrimônio, nem a pau... kkkkkk...


    E no dia 21 de abril é comemorado o dia de Tiradentes, (Joaquim José da Silva Xavier) que nasceu na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto em Minas Gerais no ano de 1746.

Vale lembrar um pouquinho a história da época da colonização portuguesa, em que todos os brasileiros eram obrigados a pagarem altos impostos (nada diferente de hoje), e que deviam ser entregue a 5ª parte do seu ouro à Coroa Portuguesa. Daí o ditado: Vai ao quinto dos infernos...

   Tiradentes vendo tal situação comprou essa briga e se envolveu na inconfidência mineira em 1789, em Vila Rica, em que o objetivo era a libertação do Brasil da corte Portuguesa, mas, o coronel Joaquim Silvério dos Reis não gostou do movimento e findou todos os envolvidos presos, por fim, o Mártir assumiu toda culpa ocasionando sua morte no dia 21 de abril de 1792 quando foi enforcado no campo da Lampadosa, hoje é conhecida como a Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro.

   Nesta data virou tradição a pelada dos novos “Sacomuchianos”, os jovens do nosso Condomínio Almirante Alves Câmara e amigos. Depois da pelada sempre reuníamos na nossa sede, mas, por motivos adversos, este ano a confraternização foi no Point do Village.

Vamos que vamos, no próximo ano, tem mais... Se o Generoso Pai assim o permitir.

Nenhum comentário: