terça-feira, 29 de agosto de 2017

Ação pede retirada de retratos de presidentes da ditadura do Palácio do Planalto

Reprodução/Palácio do Planalto
Uma ação civil pública pede que as fotos dos militares que governaram o Brasil no período da ditadura sejam retiradas da galeria de presidentes, no Palácio do Planalto, sede do governo federal.
O processo, que chegou ao Tribunal de Justiça Federal do Paraná há uma semana, é movida pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Paraná, pelo Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba e o Centro Acadêmico Hugo Simas, representante dos estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná.
A ação pede que sejam excluídas as fotografias de Paschoal Ranieri Mazzilli, Marechal Humberto de Alencar Castello Branco, Marechal Arthur da Costa e Silva, General Emílio Garrastazu Médici, General Ernesto Geisel e do General João Baptista De Oliveira Figueiredo. Para os idealizadores da ação, eles governaram o país de forma ilegítima.
“Na presente ação civil pública se pretende demonstrar que a presença dos retratos destacados distorce a história. Distorce a memória nacional. Nos faz crer que os militares ocuparam legitimamente o cargo de Presidente. Isso gera uma distorção da memória nacional, ofende a dignidade de grupos que foram perseguidos durante a ditadura e, especialmente, representa uma cicatriz na história recente do país”, diz um trecho da ação.
O argumento do grupo se baseia em resolução de 2013 do Congresso que anulou a sessão de 2 de abril de 1964, quando a Câmara e o Senado declararam vaga a presidência da República, destituindo João Goulart e permitindo a instalação do regime militar.
“Os militares destacados anteriormente jamais poderiam ter assumido a cadeira de Presidente da República, pois essa nunca esteve vaga, conforme reconheceu o Congresso Nacional recentemente”, diz trecho.
Além da retirada das fotos, o grupo pede ainda a cassação de todas as honrarias e medalhas concedidas aos militares.
Yahoo Notícias

Do blog:
Você concorda? Deixe seu comentário.

12 comentários:

Monica disse...

Considero um absurdo.Os presidentes militares jamais trairam o povo brasileiro.Que no Período Militar, pagava menos impostos e tinha hospitais, escolas e segurança publica funcionando muito bem.Além de muitos empregos. Podíamos escolher empregos. E não existia a miséria e a violência que temos nos dias de hoje.

Paulo Andolfatto de Rezende disse...

Estamos prestes a ter uma nova intervenção dos militares, desta vez, atendendo ao clamor público. É o povo brasileiro que sofre com a falta de tudo aquilo que a Constituição Federal prevê. Saúde, Segurança, Educação de qualidade, Moradia e Trabalho, tomando ciência dos recursos públicos desviados para Paraísos Fiscais em nome de Partidos Políticos e/ou dos próprios Políticos que aí estão no poder.

Rodriguinho disse...

Hipócritas que desconhecem a história do Brasil, com certeza são esquerdistas imbecis.

VOOLTA GLENDA disse...

A foto do lulalau vai colocar onde,?

José Luiz disse...

Vão tirar as fotos dos únicos presidentes que de fato foram dignos no exercício do cargo, pra que, pra deixar as fotos do que de pior o país conseguiu​ produzir em termos de mandatários da nação. Realmente, parece que não vamos ter saida, talvez uma guerra civil seja inevitável. Vai depender da atuação das FFAA. O tempo dirá!

Afrânio disse...

Só pode ser medo dos Militares....

Unknown disse...

Absurdo, simplesmente um absurdo!

Anônimo disse...

VAMOS ENTRAR COM UMA AÇAO REFUTANDO ESTE ABSURDO!!!esta esquerda passou dos limites!!

Unknown disse...

Os autores da presente Ação, são ou alienados ou pelegos, ou ainda , descendentes de terroristas, é a única explicação plausível para tal atitude ...!

Sãp Paulo 14-12-08 disse...

Inaceitável. É muito atrevimento dessa Orda de Comunistas, dessa tal de Nova República. Com os Militares, tínhamos uma República Democrática Nacionalista. Com esses Comunistas, temos uma República Comunista, que Mergulhou o Brasil no Fracasso.

Sãp Paulo 14-12-08 disse...

Já entendi, qual é a de vocês.

romildo disse...

Apagar 31 anos na história do Brasil? Então de 1964 a 1985 o Brasil simplesmente não existiu!