Por Dirley Fernandes
Agora, falta apenas um mês para a Expocachaça, o Lollapalooza dos
devotos da cachaça. Entre a turma dos peregrinos da marvada, as reservas de
hotel em Belo Horizonte (MG) já foram feitas; os ingressos, adquiridos, e a
expectativa cresce para um evento que chega à sua 28ª edição, em 21 anos. A
previsão é reunir mais de 50 mil pessoas em quatro dias (7 a 10 de junho) para
degustar as melhores cachaças do mundo, além de exemplares da ótima produção
cervejeira mineira, em 200 estandes de expositores vindos de mais de uma dezena
de estados.
Antes de tudo, é preciso explicar o que é a Expocachaça, para aqueles
que ainda não conheceram: trata-se da maior exposição de cachaças do mercado.
Marcas de cachaça ou pool de produtores montam estandes nos quais os próprios produtores
ou seus colaboradores apresentam aos visitantes os seus produtos, com direito a
degustação de pequenas doses das variedades e informações corretas sobre o que
se está bebendo. Não é só cachaça mineira. Teremos gaúchas, paranaenses,
paulistas, fluminenses, paraibanas, alagoanas, pernambucanas e por aí afora,
para nosso deleite.
O degustador de fôlego poderá experimentar algumas dezenas de cachaças e
trocar ideias com a turma que produz algumas dos melhores destilados do
planeta. Tudo entremeado, claro, com tira-gostos ao estilo mineiro, como o
tropeiro e os queijos, que podem ser apreciados em estandes e na praça de
alimentação.
É, portanto, um evento imperdível para devotos experimentados e
iniciantes na devoção. Para as pessoas da cadeia produtiva da cachaça – por
exemplo, donos de bares e restaurantes que queiram ter ou incrementar suas
cartas de cachaça – é uma oportunidade para contatos e negócios única no setor.
A Expocachaça tem à frente desde a primeira edição o valente José Lúcio
Mendes Ferreira, que desenvolveu o conceito do evento ao longo de duas décadas.
“O sucesso da Expocachaça está no seu formato de feira e festival, e uma
programação em que negócios, lazer, entretenimento, cultura e espetáculo
interagem”, diz.
A Expocachaça costuma refletir o mercado da cachaça e a economia de um
modo geral. Em 2015, por exemplo, ela foi menor, com menos expositores,
enquanto no ano passado mostrava marcas de cachaça de entrada mais recente no
mercado, com investimento forte em marketing e busca de inovação. Esse ano, a
expectativa é que esse movimento se intensifique e haja muitas novidades e
cachaças tradicionais para agradar a todo bom devoto.
O evento ocupa uma área de mais de 13 mil metros quadrados na Expominas
(Av. Amazonas, 6039, Gameleira), um grande centro de eventos da capital
mineira. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e, além das degustações, há uma
programação diária de shows.
Uma dica importante para quem quer apreciar as cachaças ou estabelecer
contatos: os portões do evento se abrem às 12h e fecham à 0h (exceto, no
domingo, quando o encerramento é às 22h). Mas é como se fossem dois tempos: de
12h até 18h, quando se inicia a programação musical, há tempo, tranquilidade e
ambiente propício à devoção da cachaça e para os negócios.
Após esse horário, à medida que a noite avança, um público mais jovem e
buliçoso vai tomando conta dos corredores e a música alta torna o ambiente
menos propício para uma prosa. Após 20h, é dada a hora de ir para casa ou para
curtir os inigualáveis botecos da capital mineira.
Paralela à Expocachaça, também haverá o tradicional concurso de cachaças
do evento e um seminário promovido pela Academia Brasileira de Cachaça de
Alambique, no sábado, com participação aberta e inscrição na hora, que
discutirá temas como o mercado de bebidas, os territórios da cachaça,
fiscalização etc… Ah, e tem espaço kids também para aqueles que ainda não
chegaram à idade de apreciar a cachaça.
Para mais informações e para garantir o seu ingresso, vá ao site oficial do
evento.
Fonte: Devotos da Cachaça
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