quarta-feira, 24 de outubro de 2012

AVCFN - SESSÃO SOLENE - 23/Out/2012

SESSÃO SOLENE
CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO 
ALMIRANTE DRUMMOND

Em 23 de outubro foi realizada Sessão Solene organizada pelo Comando-Geral do CFN e pela Associação de Veteranos do CFN em homenagem ao Centenário de Nascimento do Vice-Almirante Fuzileiro Naval Edmundo Drummond Bittencourt.
O Alte Drummond nasceu em 1º de novembro de 2012, em New Castel-on-Tune, Inglaterra, filho de Maria Eliza Drummond Bittencourt e Armando Regis Bittencourt que, como Oficial de Marinha, fazia parte da Comissão Fiscalizadora da Construção do Encouraçado Rio de Janeiro. Foi declarado Guarda-Marinha em 22 de dezembro de 1938, integrando a primeira turma de Oficiais Fuzileiros Navais formados na Escola Naval. Em 2 de abril de 1971 recebeu do seu colega de Turma, Vice-Almirante (FN) Heitor Lopes de Souza, o cargo de Comandante-Geral do CFN.
Na sua gestão como ComGerCFN, deu continuidade aos estudos para efetivar a proposta de reorganização do CFN, culminando com a aprovação do Regulamento para o Corpo de Fuzileiros Navais em 1972. Criou o Batalhão de Operações Especiais (Batalhão Tonelero) e o Centro de Reparos e Suprimentos Especiais do CFN, atual Centro Tecnológico do CFN, e transferiu o então Comando de Reforço para a Ilha das Flores, o que permitiu a centralização geográfica das unidades subordinadas à Divisão Anfíbia na Ilha do Governador. No seu período como Comandante-Geral ocorreram outros dois eventos marcantes: o primeiro exercício fluvial conjunto Brasil-Paraguai e o recebimentos das primeiras Viaturas Blindadas Urutu. O Almirante Drummond foi desligado do serviço Ativo em 2 de janeiro de 1973 e teve seu último desembarque em 23 de dezembro de 1993.
Casou-se com a Srª Myrian Senna Bittencourt e, desse matrimônio, nasceram dois filhos: Fernando de Senna Bittencourt, Economista, e Armando de Senna Bittencourt, Vice-Almirante Engenheiro Naval, atual Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
Ao celebrarmos o Centenário de Nascimento do Almirante Drummond, nós, Fuzileiros Navais, expressamos aos seus familiares o orgulho que sentimos por envergar o mesmo uniforme e cultivar as mesmas tradições e espírito de corpo que esse insigne Chefe Naval, que nos deixou um legado de honestidade, competência, profissionalismo e dedicação ao Brasil.
Na mesma Sessão Solene, foram também homenageadas personalidades que prestaram relevantes serviços à AVCFN: a Srª Vera Lúcia Pacheco de Araújo, autora do Emblema da AVCFN, e o Veterano Wilson Marques de Souza, Presidente Nacional no período 1988-1989, agraciados com a Medalha Mérito AVCFN, bem como o Almirante-de-Esquadra (FN) Valdir Bastos Ponte, que recebeu uma placa por sua valiosa contribuição ao crescimento da AVCFN.
Para a realização da Sessão Solene foi fundamental a contribuição do Gabinete do Comando-Geral do CFN, planejando e organizando as ações preparatórias e os eventos da Sessão, preparando filmetes com o Hino Nacional e a Canção Na Vanguarda, fornecendo o Conjunto Fuzibossa – com repertório magnífico – e cedendo pessoal para reforçar o serviço durante a confraternização institucional. O Batalhão Naval, como sempre, esteve presente com a eficiência e o profissionalismo de sua equipe de som.
A Sessão Solene foi presidida pelo Almirante-de-Esquadra (FN) Marco Antonio Corrêa Guimarães, Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais e Presidente de Honra da AVCFN, acompanhado na Mesa Diretora pelo Almirante-de-Esquadra (FN) Carlos de Albuquerque, Decano dos ex-Comandantes-Gerais do CFN, e pelo Vice-Almirante (FN) Fernando do Nascimento, Presidente do Conselho Deliberativo e Consultivo da AVCFN, sendo Secretário o Capitão-de-Corveta (Refº-T) Juvenal Veríssimo Bulhões. Estiveram presentes os Almirantes-de-Esquadra (FN) Coaraciara Brício Godinho, Valdir Bastos Ponte, Marcelo Gaya Cardoso Tosta e Alvaro Augusto Dias Monteiro, ex-Comandantes-Gerais do CFN, familiares do Alte Drummond, bem como outros Almirantes, Representação da DPHDM e Associados.
Fotos da Assembléia Geral Ordinária, Sessão Solene e Confraternização.










Da esquerda para a direita: Façanha, Moisés Queiroz, Lucena, Eduardo, Violante, Bottaro, Jaime Queiroz, Dias e Manoel 




"Não tenhas pressa de fazer novos amigos, nem de abandonar aqueles que tens." 
(Sólon - Político e poeta grego - 640/ 559 a.C.) 

Nenhum comentário: