quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Diplomas universitários pela internet a R$ 410


Procuradora da República afirma que venda é ato criminoso; Ministério da Educação pede investigação
Fraude. A cópia de um diploma da UFRJ que está à venda no site Foto: Reprodução da internet
Fraude. A cópia de um diploma da UFRJ que está à venda no siteREPRODUÇÃO DA INTERNET
RIO - É rápido, custa pouco e está ao alcance de todos: uma empresa passou a oferecer há uma semana na internet diplomas de graduação de universidades federais e particulares de todo o país. A empresa Educacional Center garante entregar em cinco dias “um diploma de nível superior, com total sigilo e segurança”, desde que o interessado pague. A partir de R$ 410, que ainda podem ser divididos em duas vezes, qualquer pessoa pode se tornar médica, engenheira aeroespacial ou física. No site, eles afirmam que os diplomas são validados pelo Ministério da Educação, com publicação no Diário Oficial da União. O Ministério da Educação negou e vai acionar o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para investigar o caso.
O assunto chegou há dois dias ao conhecimento da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói. Pessoas que se identificaram como estudantes enviaram e-mails à Ouvidoria da UFF perguntando se a oferta era verdadeira e se tinha a aprovação da universidade. Os professores levaram um susto. Acessaram o site e, assim, verificaram vários indícios de fraudes.
“Uma ação criminosa”
A procuradora da República Maria de Fátima Salles Teixeira, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região e que atua na UFF, qualificou a venda de diplomas como “uma ação criminosa”.

Nenhum comentário: