quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

AVCFN - Homenagem ao Almirante Drummond

Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais homenageia o centenário do Almirante Drummond



Abertura da Sessão Solene na Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais 



No dia 23 de outubro, o Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais e a Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN) organizaram uma sessão solene em homenagem ao Centenário de Nascimento do Vice-Almirante (FN) Edmundo Drummond Bittencourt.


A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (ComGerCFN) e Presidente de Honra da AVCFN, Almirante-de-Esquadra (FN) Marco Antonio Corrêa Guimarães, acompanhado pelo Decano dos ex-Comandantes-Gerais do CFN, Almirante-de-Esquadra (FN) Carlos de Albuquerque, e pelo Presidente do Conselho Deliberativo e Consultivo da AVCFN, Vice-Almirante (FN) Fernando do Nascimento.

Estiveram presentes, também, os Almirantes-de-Esquadra (FN) Coaraciara Brício Godinho, Valdir Bastos Ponte, Marcelo Gaya Cardoso Tosta e Alvaro Augusto Dias Monteiro, ex-Comandantes-Gerais do CFN, familiares do Almirante Drummond, outras autoridades militares e civis, representações da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) e Associados.
O Almirante Drummond nasceu no dia 1º de novembro de 1912, em New Castel-on-Tyne, na Inglaterra. Foi declarado Guarda-Marinha em 22 de dezembro de 1938, integrando a primeira turma de Oficiais Fuzileiros Navais formados na Escola Naval, instituição de Ensino Superior da Marinha do Brasil.
Dentre suas principais comissões, destacam-se: Comandante do Destacamento de Fuzileiros Navais, no período da II Guerra Mundial, onde embarcou no Navio de Desembarque de Carros de Combate “Duque de Caxias”, para a Europa, para repatriar estrangeiros e trazer para o País o Núncio Apostólico; Comandante da Guarda do Quartel Central do Corpo de Fuzileiros Navais, em abril de 1964, e Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, em 2 de abril de 1971.
Durante sua gestão como ComGerCFN, deu continuidade aos estudos para efetivar a proposta de reorganização do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), culminando com a aprovação do Regulamento para o CFN, em 1972. Criou o Batalhão de Operações Especiais (Batalhão Tonelero) e o Centro de Reparos e Suprimentos Especiais do CFN, atual Centro Tecnológico do CFN, e transferiu o então Comando da Tropa de Reforço para a Ilha das Flores, o que permitiu a centralização geográfica das unidades subordinadas à Divisão Anfíbia na Ilha do Governador.
No seu período como Comandante-Geral ocorreram outros dois eventos marcantes: o primeiro exercício fluvial conjunto Brasil-Paraguai e o recebimento das primeiras Viaturas Blindadas Urutu. O Almirante Drummond foi desligado do serviço Ativo em 2 de janeiro de 1973 e faleceu em 23 de dezembro de 1993.
Casou-se com a Srª Myrian Senna Bittencourt e, desse matrimônio, nasceram dois filhos: Fernando de Senna Bittencourt, Economista, e Armando de Senna Bittencourt, Vice-Almirante Engenheiro Naval, atual Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
“Ao celebrarmos o Centenário de Nascimento do Almirante Drummond, nós, fuzileiros navais, expressamos aos seus familiares o orgulho que sentimos por envergar o mesmo uniforme e cultivar as mesmas tradições e espírito de corpo que esse insigne Chefe Naval, que nos deixou um legado de honestidade, competência, profissionalismo e dedicação ao Brasil”, afirmou o Presidente Nacional da AVCFN, Contra-Almirante (FN) José Henrique Salvi Elkfury.
Foram, também, homenageadas personalidades que prestaram relevantes serviços à AVCFN: a Srª Vera Lúcia Pacheco de Araújo, autora do Emblema da AVCFN, e o Veterano Wilson Marques de Souza, Presidente Nacional da AVCFN no período 1988-1989, agraciados com a Medalha Mérito AVCFN, bem como o Almirante-de-Esquadra (FN) Valdir Bastos Ponte, que recebeu uma placa por sua valiosa contribuição ao crescimento da AVCFN.
Nomar Oline

Nenhum comentário: