terça-feira, 2 de abril de 2013

Projeto “Saúde ao Seu Alcance” MB



Você sabia? Eu não! Importantíssimo!

Veja como este projeto é interessante, eu fui ao Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) na quinta-feira dia 28 de março, vi o tal projeto, não sabia de que se tratava e nem me interessei em saber! Resultado, vou voltar lá para ver de maneira bem mais pratica e rápida, o meu estado de saúde. Aconselho fazer o mesmo enquanto é tempo. É melhor prevenir, que remediar, assim diz o sábio ditado.

Projeto “Saúde ao Seu Alcance”



O Hospital Naval Marcílio Dias, localizado no Rio de Janeiro (RJ), implantou, em 21 de novembro de 2012, o Projeto “Saúde ao Seu Alcance”. Este programa foi criado pela Diretoria de Saúde da Marinha (DSM) com o propósito de gerenciar e prevenir complicações decorrentes da hipertensão arterial. Até o final do mês de fevereiro, foram atendidos 3.932 usuários, sendo que 1.992 foram cadastrados no projeto.
O Posto de Atendimento está localizado no andar térreo, em frente ao Serviço de Farmácia Ambulatorial, onde funciona uma Seção do Setor de Distribuição de Medicamentos (SeDiMe). Nele, os usuários do Sistema de Saúde da Marinha, interessados em participar do projeto, são acolhidos por uma equipe composta por profissionais treinados para este tipo de atendimento. Na ocasião, todos os pacientes são submetidos à verificação da pressão arterial, o que favorece a detecção de possíveis novos casos dessa doença. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de pessoas sofrem de hipertensão no País, sendo que cerca de 12 milhões de pessoas não sabem que são portadoras da doença. 
O atendimento é uma oportunidade para a se obter orientações básicas de saúde que objetivam a prevenção e o melhor controle do estado clinico dos pacientes, resultando na consequente redução de complicações decorrentes da hipertensão arterial; bem como, para a divulgação dos programas de saúde da DSM, os quais são desenvolvidos, basicamente, nas Policlínicas Navais.
Atendimento
Para o usuário que durante a aferição da pressão arterial seja detectado, pela primeira vez, um valor acima da média considerada normal, são fornecidas as orientações sobre a importância do agendamento de consulta médica em uma das Unidades de Atenção Básica de Saúde, para que seja dado o diagnóstico preciso. As consultas são marcadas em dois tótens, instalados na sala de espera do Serviço de Emergência.
Os pacientes que forem diagnosticados como hipertensos, na Unidade Básica, serão cadastrados no Projeto “Saúde ao Seu Alcance”. 

Para quem possui um diagnóstico prévio de hipertensão, e que esteja portando documento de identidade e receita válida (até 180 dias a partir da data da emissão), preenchida por profissional médico, durante uma consulta, em qualquer unidade de saúde, é prontamente cadastrado no projeto, e encaminhado ao SeDiMe para receber, gratuitamente, o medicamento.

Nenhum comentário: