Você
sabia? Eu não! Importantíssimo!
Veja
como este projeto é interessante, eu fui ao Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD)
na quinta-feira dia 28 de março, vi o tal projeto, não sabia de que se tratava
e nem me interessei em saber! Resultado, vou voltar lá para ver de maneira bem
mais pratica e rápida, o meu estado de saúde. Aconselho fazer o mesmo enquanto
é tempo. É melhor prevenir, que remediar, assim diz o sábio ditado.
Projeto “Saúde ao Seu
Alcance”
|
O Hospital Naval
Marcílio Dias, localizado no Rio de Janeiro (RJ), implantou, em 21 de novembro
de 2012, o Projeto “Saúde ao Seu Alcance”. Este programa foi criado pela
Diretoria de Saúde da Marinha (DSM) com o propósito de gerenciar e prevenir
complicações decorrentes da hipertensão arterial. Até o final do mês de
fevereiro, foram atendidos 3.932 usuários, sendo que 1.992 foram cadastrados no
projeto.
O Posto de
Atendimento está localizado no andar térreo, em frente ao Serviço de Farmácia
Ambulatorial, onde funciona uma Seção do Setor de Distribuição de Medicamentos
(SeDiMe). Nele, os usuários do Sistema de Saúde da Marinha, interessados em
participar do projeto, são acolhidos por uma equipe composta por profissionais
treinados para este tipo de atendimento. Na ocasião, todos os pacientes são
submetidos à verificação da pressão arterial, o que favorece a detecção de
possíveis novos casos dessa doença. De acordo com dados do Ministério da Saúde,
cerca de 30 milhões de pessoas sofrem de hipertensão no País, sendo que cerca
de 12 milhões de pessoas não sabem que são portadoras da doença.
O atendimento é uma
oportunidade para a se obter orientações básicas de saúde que objetivam a
prevenção e o melhor controle do estado clinico dos pacientes, resultando na
consequente redução de complicações decorrentes da hipertensão arterial; bem
como, para a divulgação dos programas de saúde da DSM, os quais são desenvolvidos,
basicamente, nas Policlínicas Navais.
Atendimento
Para o usuário que
durante a aferição da pressão arterial seja detectado, pela primeira vez, um
valor acima da média considerada normal, são fornecidas as orientações sobre a
importância do agendamento de consulta médica em uma das Unidades de Atenção
Básica de Saúde, para que seja dado o diagnóstico preciso. As consultas são
marcadas em dois tótens, instalados na sala de espera do Serviço de Emergência.
Os pacientes que
forem diagnosticados como hipertensos, na Unidade Básica, serão cadastrados no
Projeto “Saúde ao Seu Alcance”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário