segunda-feira, 26 de agosto de 2013

AGOSTO – Mês das superstições

AGOSTO – Mês das superstições
Por Espedito Moreira de Mello
Estamos no mês de agosto. Para muitos brasileiros, este é um mês carregado de superstições. Muitas pessoas consideram-no azarento. Há motivos para isso? Os acontecimentos de importantes fatos históricos, devidamente registrados, ocorreram nesse mês. Só para citar os mais conhecidos relativos a importantes políticos brasileiros: Getúlio Vargas se suicidou, Jânio Quadros renunciou, Juscelino Kubistchek morreu num acidente de automóvel, todos no mês de agosto.
Há quem evite planejar a realização de eventos sociais para agosto: casamento, nascimentos e até mesmo viagens de recreio. O vilão, dentro do próprio mês, é o dia 13. Se este número coincidir com uma sexta-feira, a famosa “sexta-feira 13”, o bicho pega. Certa vez, ouvi uma jovem dizer que, se a única opção para a realização do seu casamente fosse esse dia, ficaria solteira para o resto da vida.
É verdade que quase todas as pessoas têm um pouco de superstição. Umas dão mais ênfase a essa crendice do que outras. Eu tenho as minhas, mas não sou fanático. Não radicalizo, tomo, contudo, minhas precauções. É sempre bom raciocinar. Não brigo com o destino, procuro me adequar aos fatos. Imagine que fui o 13º filho de uma série de quatorze. E mais, deixei, no Detran-DF, meu primeiro carro, um fusquinha 1962, para emplacamento, quando fui buscá-lo, tinha recebido a placa 1320. Mais uma vez, o destino estava sacramento, nada restava a fazer, só bastava se adaptar a ele.
Casei-me no final do mês de setembro. Na época então, diferentemente de hoje, era hábito de o casal contar os nove meses seguintes para a chegada do primeiro herdeiro. Eu e minha mulher fizemos isso. Junho seria o mês indicado. O destino não quis. A gravidez não vingou como se esperava e quando isso aconteceu, o que era para ser em junho foi transferido para agosto. Foi um disse-disse danado. Ignoramos. Se o destino quis assim, o que estava feito era a realidade.
Assim, meu primeiro filho, Fernando, veio ao mundo no 17º dia do mês de agosto, forte sadio sem qualquer queixa; coincidentemente, meu primeiro neto, Ivan nasceu também no dia 11 de agosto; e, para completar, meu primeiro bisneto chegou no dia 26 desse mesmo mês.

Desta forma, meu primeiro filho, nascido em agosto, é tio de meu primeiro neto, também, nascido em agosto, que, por sinal, é tio de meu primeiro bisneto, nascido nesse mesmo mês. Todos felizes. Ajudando a povoar este belo país – o Brasil. Ao trio, Feliz  Aniversário. Que Deus ilumine a escolha de suas decisões e a perfeita adequação de suas ações para completo êxito de seus objetivos.

Nenhum comentário: