terça-feira, 1 de setembro de 2020

Aniversário do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) - 2/SET

   O Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) foi criado pelo Decreto nº 51.321 de 2 de setembro de 1961, data em que se comemora o aniversário da criação. Fruto de uma marcha à pé do Rio para Brasília - 28 de janeiro de 1960, teve seu aquartelamento inicial na Área Alfa.
   Em 10 de agosto de 1970 teve inauguradas suas instalações à beira do lago Paranoá, em Brasília, onde teve sua primeira bandeira hasteada pelo Presidente da República.
   Em 11 de março de 1974 foi criado o Quartel do Campo de Adestramento do GptFNB (CADEST), e que, atualmente, tem o nome de CIAB (Centro de Instrução e Adestramento de Brasília) criado 1997 com turmas de formação de SD-FN e MN.

   Veja abaixo a Ordem do Dia Nº 1/2016:

   "ORDEM DO DIA Nº 1/2016 - 55º ANIVERSÁRIO DO GRUPAMENTO DE FUZILEIROS NAVAIS DE BRASÍLIA
   Em 11 de junho de 1959, o Aviso Ministerial 1801 aprovou a lotação do embrionário
Primeiro Destacamento de Fuzileiros Navais em Brasília, o que originaria este imprescindível e relevante vetor de combate da Marinha do Brasil no Planalto Central. Em 28 de janeiro de 1960, mesmo ano da inauguração da cidade de Brasília, “abicava” a primeira vaga de Fuzileiros Navais na Área Almirante Visconde de Inhaúma, após uma exaustiva marcha a pé do Rio de Janeiro para Brasília - a Operação ALVORADA -. E, finalmente, em 2 de Setembro de 1961 o Decreto Presidencial nº 51.321 criaria o atual Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília.
   Na continuidade de sua singradura, em 10 de agosto de 1970, eram inauguradas as atuais instalações às margens do Lago Paranoá, onde tivemos o primeiro pavilhão nacional hasteado pelo então Presidente da República, General Emílio Garrastazu Médici, ato que foi motivo de orgulho e mostrou, desde cedo, a importância desta Unidade dando grande ânimo para que os tripulantes de então pudessem sobrepujar os desafios da época, deixando um legado repleto de exemplos de superação para as gerações vindouras.
   Com propósito de contribuir para o preparo e aplicação do Poder Naval na área sob jurisdição do Comando do 7º Distrito Naval, estando apto a participar de operações terrestres de caráter naval destinadas a prover a defesa de instalações navais e de outros elementos componentes do Poder Marítimo, bem como realizar operações de segurança interna, compatíveis com sua composição, o GptFNB é uma Unidade de alta capacidade e flexibilidade, preparada para diversas atividades operativas, além de ser a sede das mais importantes celebrações da Marinha do Brasil por mais de meio século.
   Nesse contexto, o GptFNB cumpriu numerosas operações reais e exercícios nos últimos anos, integrando operações militares no Planalto Central com destaque para a intensa participação na Copa do Mundo e nas Olimpíadas, como parte da Força Naval Componente, além de integrar o eixo central das diversas ativações do Plano ESCUDO, operação que visa a segurança das instalações de interesse da Marinha do Brasil na Capital Federal. Ressalto ainda, constantes participações em diversas edições da Operação FORMOSA, exercício de grande envergadura, nível Brigada Anfíbia (BAnf), sob a égide da Força de Fuzileiros da Esquadra.
   Não poderia deixar de mencionar uma atividade que nos dá muita satisfação e orgulho,
a de coordenar, desde 2003, um núcleo do Programa Forças no Esporte do Ministério da Defesa.
  O núcleo do PROFESP do Grupamento, atualmente, conta com a participação de duzentos e cinquenta e quatro crianças e adolescentes, e tem como propósito promover a inclusão social por meio da prática de diversas modalidades esportivas, o que é determinante para melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens carentes do Brasil.
MARINHA DO BRASIL"

    Assim, no momento em que se comemora os cinquenta e cinco anos de existência do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, agradeço ao Comando do 7º Distrito Naval pelo apoio e orientação e também as suas OM subordinadas, que seguem firmes ao nosso lado nesta travessia. É justo, também, homenagear àqueles que nos antecederam, ex-comandantes e ex-tripulantes, fuzileiros de ontem e de sempre, que deixando um legado de ensinamentos e destacadas realizações, nos propiciaram alcançar um elevado patamar de profissionalismo nos dias de hoje.
   Agradeço a presença das diversas personalidades civis e militares a esta cerimônia, e parabenizo os agraciados com o diploma “Amigo do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília”, singela homenagem que representa a gratidão de todos os Fuzileiros do Planalto
àqueles que, no decorrer deste ano, nos ajudaram a vencer os inúmeros desafios enfrentados. 
   Aos senhores e senhoras nosso muito obrigado!
   Finalmente, ao reconhecer a abnegação de todos aqueles que servem nesta valente Unidade, Fuzileiros e Marinheiros, cujo trabalho incansável resulta no cumprimento impecável de nossa missão, os parabenizo pelo transcurso de nossa data, exortando-os a permanecerem firmes no rumo, sempre guiados pelos atributos fundamentais dos Combatentes Anfíbios:
   HONRA, COMPETÊNCIA, DETERMINAÇÃO E PROFISSIONALISMO.

   Que Deus continue a abençoar os integrantes dessa Tripulação e a nos propiciar ventos favoráveis e mares tranquilos!
ADSUMUS!
VIVA A MARINHA!

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns !

Anônimo disse...

Tem fotos da turma 1/69 na área alfa.