quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Vazamento com Informações Pessoais - Nota de BONO

DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA

     Vazamento com Informações Pessoais 
   - Em janeiro último, ocorreu um vazamento com informações pessoais de mais de 200 milhões de pessoas. São informações detalhadas de cidadãos brasileiros como: CPF, endereço, salário, cheques sem fundos, números de telefone, título de eleitor, estado civil, e-mail, FGTS e etc. Esse dados estão à venda em fóruns na Internet e podem ser usados em crimes e golpes diversos, tais como compras em comércios eletrônicos, realização de empréstimos, utilização das informações pessoais de terceiros para cadastramento ilícito no PIX, fraudes em boletos e outros golpes utilizando engenharia social. 
   As vítimas podem ainda receber e-mails e telefonemas personalizados e, além disso, os criminosos também podem assumir suas identidades, possibilitando a abertura de contas bancárias e realizar a contratação de serviços. 
   Recomenda-se ficar alerta e desconfiar de pessoas que entrem em contato demonstrando ter conhecimentos de suas informações pessoais, além de atentar quanto ao recebimento de e-mails ou mensagens instantâneas suspeitas. Por fim, acompanhe seus extratos bancários e de cartões de crédito, em função de possíveis cobranças indevidas. 
   Seja o elo mais forte da Segurança da Informação!
   Extrato do BONO Nº 125 DE 03 DE FEVEREIRO DE 2021

2 comentários:

Unknown disse...

Como posso saber detalhadamente o que a Marinha está descontando no meu contra cheque?
Em que fonte posso ter essa informação?
Obrigado.

Anônimo disse...

Uma das opções está no aplicativo da Papem, que habilita o acesso ao BP Online, após confirmação do cadastro.