quarta-feira, 5 de maio de 2010

Marinha Informa

Navio-Auxiliar “Pará” completa 500 dias de mar

O Navio-Auxiliar “Pará”, conhecido como “Tracajá da Amazônia”, completou 500 dias de mar de relevantes serviços prestados à Marinha do Brasil, no dia 9 de abril, enquanto navegava rumo ao Arquipélago de Bailique, no Amapá, para realizar Ações de Assistência Cívico-Social (ACISO).
Construído pelo estaleiro MACLAREN (Niterói – RJ), foi entregue em 6 de junho de 1982 à Empresa de Navegação da Amazônia S.A (ENASA). Inicialmente denominado Catamarã “Pará”, permaneceu como navio de turismo de luxo até 4 de março de 2004. Nesta data, iniciou-se um convênio firmado entre a Marinha do Brasil e o Governo do Estado do Pará, sendo incorporado ao Serviço Ativo da Armada no dia 19 de janeiro de 2005, com indicativo visual U-15, passando a ser o oitavo navio da Marinha do Brasil a receber o nome “Pará”, que recorda o Estado da Federação e se origina da expressão em tupi – guarani i-pa-rá, que significa “coletor de águas do mar”.
Desde então, o Navio vem cumprindo diversas missões de Transporte de Tropas, sejam de Fuzileiros Navais, sejam do Exército Brasileiro, e de ACISO junto às comunidades ribeirinhas da Amazônia Oriental.
ADSUMUS

Nenhum comentário: