terça-feira, 25 de maio de 2010

Naufrágio no lago paranoá

NAVAL NOTA À IMPRENSA
Brasília, 25 de maio de 2010
- Em relação às matérias veiculadas na mídia, sobre o naufrágio ocorrido no Lago Paranoá (Brasília-DF), em 22 de maio último, a Marinha do Brasil (MB) esclarece que a Inspeção Naval no Lago Paranoá é realizada pela Delegacia Fluvial de Brasília, conforme um programa de inspeções que são intensificadas nos dias de maior tráfego, como nos finais de semana e feriados. Como exemplo, em um final de semana cerca de 50 embarcações são inspecionadas e 10% delas apresentam algum tipo de irregularidade e são notificadas. Ou seja, aproximadamente 2.000 embarcações são inspecionadas por ano.
A própria lancha “Front Rool” foi inspecionada em julho de 2009, sendo o seu condutor multado por não estar portando a carteira de Arrais Amador, a despeito de ser habilitado. Dentro dessa programação, a Delegacia Fluvial de Brasília mantém uma equipe de Inspeção Naval de prontidão, 24 horas por dia, para atender qualquer demanda. Além disso, está disponibilizado o telefone 185, para emergências náuticas e denúncias de qualquer irregularidade envolvendo embarcações no Lago Paranoá. Com o propósito de intensificar a fiscalização do tráfego aquaviário no Lago Paranoá, será iniciada, a partir do dia 27 de maio (5ª feira), inclusive no período noturno, a “Operação Tolerância Zero”, com a participação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a fim de coibir eventuais irregularidades, como o excesso no consumo de bebida alcoólica, falta de material de salvatagem e a deficiência de luzes de navegação, entre outros. Para possibilitar tal esforço, a Delegacia Fluvial de Brasília terá seu efetivo de militares aumentado, para atender a maior demanda de inspeções.
A atuação conjunta entre a Marinha e a Polícia Militar do Distrito Federal ficou acordada em reunião realizada no último domingo, dia 23 de maio. O Governo do Distrito Federal também iniciará os estudos para a criação de um “Plano de Uso e Ocupação do Lago Paranoá”, que determinará o melhor ordenamento do espaço aquaviário, o qual contribuirá para a maior efetividade dos trabalhos de fiscalização. Com relação à denúncia apresentada no “Bom Dia Brasil”, pelo jornalista Alexandre Garcia, no dia de hoje, 25 de maio, sobre a abordagem de uma lancha da Marinha a um jovem de 17 anos e sem habilitação de Arrais Amador, informo que foi aberta uma sindicância pelo Delegado Fluvial de Brasília, para apurar os fatos apresentados dentro do prazo de 40 dias.
Assessoria de Comunicação Social da Marinha do Brasil
COMANDO DO 7º DISTRITO
Fonte: Site do Ministério da Defesa

Nenhum comentário: