quarta-feira, 23 de outubro de 2019

COMANDANTE DA MARINHA - O Combate a Contaminação por Óleo no Litoral do Nordeste

 Nota do BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS Nº 899 DE 23/OUT/2019 
     COMANDANTE DA MARINHA 
     O Combate a Contaminação por Óleo no Litoral do Nordeste - O Brasil combate a contaminação por óleo no litoral do Nordeste, evento inédito na história do País, pela extensão geográfica (cerca de 2.250 km de extensão de nossa costa foi atingida) e pela duração no tempo. 
     Desde o dia 02 de setembro, quando da detecção da primeira mancha de óleo em praia brasileira, na Paraíba, o Ministério do Meio Ambiente, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Ibama, Agência Nacional do Petróleo, assim como Petrobrás, ICMbio, Secretarias Estaduais e Municipais de Meio Ambiente, Polícia Federal, Agências e Instituições federais, estaduais e municipais e universidades, vêm trabalhando diuturnamente, dentro de suas competências, em duas frentes: 
- na investigação das causas do derramamento desse óleo, que sabemos, não é produzido ou processado no Brasil; e 
- na monitoração e condução de ações efetivas de limpeza das praias afetadas por essa poluição. Autoridades Marítimas de 11 países e outras Instituições estrangeiras também estão atuando para identificação da origem da poluição ambiental, que causa grande impacto em nossa biodiversidade e traz prejuízos socioeconômicos às localidades atingidas. 
     Diversos recursos materiais e de pessoal, de todos esses órgãos, estão sendo empregados para localização das manchas ainda no mar, para prevenir a chegada ao continente, mesmo sabendo da dificuldade da missão, pois a poluição se difunde abaixo da superfície do mar e não é detectável por imageamento satélite e esclarecimento visual, aflorando apenas muito próxima ao litoral. 
     Apesar de toda a complexidade que caracteriza esses terríveis incidentes – um crime ambiental, estamos inteiramente comprometidos com a elucidação dos fatos, buscando o apoio necessário. 
     Nos últimos dias, após intensos trabalhos, desde o alvorecer até depois do pôr do sol, de todos os órgãos envolvidos, além de valorosos voluntários, conseguimos recuperar importantes praias turísticas do litoral, minimizando, em grande medida, os danos ao meio ambiente nas áreas atingidas. 
     O esforço coordenado de todos esses órgãos e dos voluntários, recuperaram a maioria das praias, coletando, até o momento, cerca de 700 toneladas de resíduos. 
     Pelo desconhecimento da origem do incidente, não se pode determinar por quanto tempo ainda persistirão as ocorrências de manchas, apesar do esforço desenvolvido nesse sentido. Por isso, todas as equipes envolvidas permanecerão mobilizadas para pronta atuação. Sendo ainda importante destacar que está à disposição o telefone 185, para informações sobre novas detecções de poluição ambiental. 
     A Marinha do Brasil e outras Instituições federais, estaduais e municipais estão presentes em ações diretas na monitoração e limpeza das áreas afetadas pelo derramamento criminoso de óleo que afeta o nosso litoral, assim como, na investigação em busca de suas causas. A Força Naval permanece, como sempre esteve, contribuindo para que nossas águas sejam preservadas para a nossa e as futuras gerações de brasileiros.
      O discurso do Comandante da Marinha sobre o Combate a Contaminação por Óleo no Litoral do Nordeste encontra-se disponível no endereço www.marinha.mil.br/sites/default/files /pronunciamento-cm.mp4.

     BONO Especial Nº 899/2019. Visite a página www.marinha.mil.br, onde poderão ser conhecidas as atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil.

Nenhum comentário: