terça-feira, 9 de junho de 2020

Mensagem do Senhor Presidente da República por ocasião da comemoração do 155º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha



   COMANDANTE DA MARINHA
BRASÍLIA, DF.
 Em 11 de junho de 2020.
 
   Assunto: Mensagem do Senhor Presidente da República por ocasião da comemoração do 155º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha 
   A Marinha do Brasil celebra, no dia 11 de junho, a sua Data Magna, que nos remete à Batalha Naval do Riachuelo, a qual completa, hoje, 155 anos. Este evento foi decisivo no maior conflito regional na história da América do Sul, a Guerra da Tríplice Aliança. O desenrolar da Batalha registrou feitos memoráveis, que se perpetuam na história da Força Naval e da nossa Nação. 
   Quando nossa soberania foi colocada à prova, verdadeiros heróis defenderam a Pátria. A liderança do Almirante Barroso, o patriotismo do Guarda-Marinha Greenhalgh e a bravura do Marinheiro Marcílio Dias, entre muitos outros, deixaram um legado que norteia o cumprimento, no presente, das muitas responsabilidades dessa respeitável Instituição. 
   A Invicta Marinha de Tamandaré nos honra com a sua história. Sentinela dos 5,7 milhões de quilômetros quadrados da Amazônia Azul, fonte de riqueza, responsável por nos prover energia, alimento e permitir o fluxo da quase totalidade do comércio exterior; e o controle dos 22.000 km de vias navegáveis que cortam nosso vasto território. Assim, a Marinha segue atenta na proteção de nossas imensas riquezas e cuidando da nossa gente. A defesa da Pátria, a segurança do tráfego aquaviário, a patrulha das nossas águas, a salvaguarda da vida das pessoas e a preservação do meio ambiente encontram sustentação na atitude profissional e desprendida dos homens e mulheres, que servem na Força Naval. 
   Se o passado nos envolve com a inspiração de atos heroicos, a atualidade apresenta um cenário com diversas ameaças e complexos desafios. Nesse contexto, a Marinha mantém sua prontidão e navega, balizada por seus Programas Estratégicos, rumo ao aperfeiçoamento necessário para continuar a atender os interesses do País. 
   O Programa de Desenvolvimento de Submarinos que, em dezembro deste ano, entregará ao Setor Operativo o Submarino “Riachuelo”, lançará ao mar o Submarino “Humaitá”, bem como realizará a integração das seções do Submarino “Tonelero”, merece destaque. Por sua vez, o Programa Nuclear vem apresentando resultados positivos na construção do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica, passo importante no processo de construção do submarino com propulsão nuclear brasileiro. O Programa Classe Tamandaré, no início deste ano, celebrou a assinatura do contrato com o Consórcio Águas Azuis, responsável pela construção de, pelo menos, quatro novas fragatas com elevada densidade tecnológica para compor nosso Poder Naval. Por fim, o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, SisGAAz, necessário ao contínuo monitoramento e proteção das nossas águas, demonstrou que seu pleno desenvolvimento impedirá a ocorrência de atos criminosos, como o derramamento de óleo no nosso litoral, ocorrido em 2019. Dos Programas Estratégicos decorre o fortalecimento da nossa economia devido o envolvimento da Base Industrial de Defesa, com desdobramentos positivos para o desenvolvimento nacional.
   No momento em que atuamos para apoiar a economia nacional, também enfrentamos o Coronavírus. A Marinha juntamente às outras Forças Armadas, fortalece sua presença em todo País, contribuindo com ações para mitigar os efeitos da Pandemia na desinfecção de hospitais, ambulatórios e de lugares de grande circulação, na produção de equipamentos hospitalares e de proteção individual ou em parceria com outras instituições, como com a Universidade de São Paulo, que, em breve, poderá propiciar o início de uma linha de produção de respiradores com tecnologia nacional e baixo custo. Destaco, também, nesse contexto, a importância da Assistência Médico-Hospitalar prestada pelos “Navios da Esperança”, que levam apoio de saúde a populações carentes nos mais diversos rincões das regiões norte e centro-oeste. 
   A Marinha do Brasil contribui, ainda, para a projeção do pavilhão auriverde no cenário internacional, granjeando admiração e respeito. Faço aqui menção ao Comando da Força-Tarefa Marítima no Líbano, missão sob a égide das Nações Unidas, e à inauguração da nova Estação Antártica Comandante Ferraz, em janeiro deste ano, contribuição relevante para as pesquisas científicas e símbolo de nossa presença naquele importante continente, motivo de orgulho para todos nós brasileiros. 
   Ao comemorarmos a Data Magna da Marinha e como Grão-Mestre da comenda hoje outorgada, aproveito a oportunidade para estender aos agraciados com a Ordem do Mérito Naval os agradecimentos pelos relevantes serviços prestados à nossa Força Naval e ao Brasil. 
   Por fim, honrando o chamado do Almirante Barroso “Sustentar o Fogo que a vitória é nossa”, encorajo a todos os marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis da nossa Marinha a, juntos, continuarmos, como no passado, o bom combate, a fim de atravessarmos os revoltos mares que estão à nossa frente, na certeza de que, no fim desta navegação, teremos conduzido nosso País a um porto seguro e digno de sua grandeza.
 
   Viva a Marinha! 
   Tudo pela Pátria!

JAIR MESSIAS BOLSONARO 
Presidente da República Federativa do Brasil

   BONO Especial Nº 513/2020. Visite a página www.marinha.mil.br, onde poderão ser conhecidas as atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil.

   Extrato do BONO Nº 513 DE 09 DE JUNHO DE 2020 - ESPECIAL

Nenhum comentário: