quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Força de Fuzileiros da Esquadra realiza Operação “Formosa 2020”

26/08/2020
Tiro de Morteiros 120mm do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais
   A Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) realizou, entre os dias 21 e 25 de agosto, no Campo de Instrução de Formosa (CIF), pertencente ao Exército Brasileiro, um exercício militar: Operação “Formosa 2020”. A atividade integra o Ciclo de Adestramentos da FFE e tem o propósito de contribuir para a manutenção do pronto emprego dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais.
   O exercício é de grande importância para o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha que, conforme reconhecido na Estratégia Nacional de Defesa, é uma força de caráter expedicionário por excelência. Assim, a manutenção de sua condição de pronto emprego exige treinamentos em variados ambientes operacionais.
   Em virtude das medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, este ano, excepcionalmente, o efetivo, assim como o emprego dos meios, foi reduzido. Durante o exercício, os militares observaram, rigorosamente, as medidas sanitárias preventivas e os protocolos em vigor.
   A operação envolveu mais de 500 militares, aeronaves de asa fixa, artilharia, veículos lançadores múltiplos de foguetes, além das tropas de infantaria. Todos os armamentos e sistemas de armas utilizaram munição real.
   Dentre as principais atividades desenvolvidas durante a Operação, destacam-se o emprego de Obuseiros 105mm Light Gun e Morteiros 120mm pelo Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais e a realização de tiros de Morteiros 81mm, armas orgânicas dos Batalhões de Infantaria de Fuzileiros Navais. Além disso, o Caça AF-1, aeronave da Marinha modernizada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), simulou a realização de um bombardeio a posições inimigas.
   Destaca-se ainda, a realização de um exercício conjunto integrando a Marinha e o Exército no emprego de Lançadores Múltiplos de Foguetes ASTROS.
   “Os Fuzileiros Navais precisam de um adestramento real, empregando munição real e o CIF permite que possamos ter, na plenitude, esse adestramento que nos garante confiança, a fim de termos uma prontificação operativa plena.”, ressaltou o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Jorge Armando Nery Soares.
   Marcando o encerramento do exercício, na manhã do dia 25, ocorreu um adestramento em que foi apresentada, de forma didática, uma breve síntese das principais atividades desenvolvidas durante a Operação “Formosa 2020”. Participaram do evento o Comandante da Marinha, o Chefe do Estado-Maior da Armada, o Comandante de Operações Navais e autoridades da Marinha e Exército.
Comandante da Marinha durante Adestramento de Tiro com Obuseiros 105mm Light Gun do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais

Nenhum comentário: