Brasília (DF), 18/08/2010
– Prossegue até 30 de setembro o prazo para o alistamento militar obrigatório em 2020. Excepcionalmente este ano, devido à pandemia de Covid-19, o governo federal decidiu pela ampliação da data. A decisão foi determinada pelo Decreto nº 10384, publicado no Diário Oficial da União em 29 de maio. Normalmente o prazo é encerrado em 30 de junho.
A nova data é divulgada em campanha publicitária. Assista.
Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2020 precisam se alistar. A inscrição pode ser feita pela internet, no endereço: www.alistamento.eb.mil.br. Caso o jovem perca o prazo, perde também a oportunidade de se alistar pela internet. Como fica em débito com o Serviço Militar, é necessário se dirigir à uma junta militar mais próxima de sua residência para regularizar a situação e pagar multa prevista em lei.
As Juntas de Serviço Militar são de responsabilidade das prefeituras municipais e, no caso do Distrito Federal, do Governo do Distrito Federal. Assim, a reabertura desses órgãos cumpre determinação da autoridade local. No País, existem 5,7 mil Juntas. O cidadão deve se informar sobre o funcionamento da Junta no local onde reside para agendar o atendimento.
Quem está em débito com o Serviço Militar, não pode, por exemplo, obter ou renovar passaporte, inscrever-se em concurso público ou ingressar no serviço público, obter carteira profissional, assinar contrato ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.
Desde junho, campanha publicitária exibida na TV aberta e também transmitida por emissoras de rádio divulga a extensão do prazo do alistamento. O serviço militar é obrigatório e tem duração de um ano. Para mais informações o candidato pode entrar em contato com a Seção de Serviço Militar, no telefone (61) 3312-4283.
Por Margareth Lourenço
Foto: divulgação Forças Armadas
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071
Fonte: Ministério da Defesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário