quarta-feira, 21 de novembro de 2012

30° Ano da Turma de RC-FN-1982 do CIAMPA

Confraternização do 30° ano da Turma de
Recrutas Fuzileiros navais de 1982 do CIAMPA
O evento foi realizado na Casa do Marinheiro no dia 18/11/2012 (Domingo). A Turma era composta de 180 RC-FN, 7º, 8º e 9º pelotões.  A data da Incorporação foi em 14/07/1982, no então CRCFN, em Campo Grande RJ, hoje CIAMPA, e o juraram a Bandeira ocorreu em 19/11/1982.
Mensagem do SO-FN-MO-GUEDES: 
Ha 30 anos nos reunimos para viver uma experiência inimaginável, éramos 180 jovens divididos em 3 pelotões (7°;8° e 9°Pel.), alguns que ali se encontravam não haviam tido experiência alguma com militarismo, outros sabiam apenas de experiências vividas por seus pais, que eram ou foram militares.

Desembarcamos no CRCFN em Campo Grande, me lembro bem da recepção, eram muitos instrutores gritando no meio do pátio para que desembarcássemos das Vtr. que nos conduziram até lá. Gritavam freneticamente: Corre; anda; deixa de moleza; senta; levanta etc... E sempre nos lembrando que lá não tinha mamãe para ajudar, em meio ao caos e sem saber o que fazer, íamos atendendo as ordens dadas e formando nossos grupos (Os ditos pelotões).

Vale ressaltar que os ensinamentos dados por nossos instrutores, foram de grande relevância para nossa formação militar.

Tudo era novidade, começava ali uma mudança incrível em nossas vidas, e a principal delas era... O fim dos costumes da vida civil pelos da militar. A partir daquele momento, nada era feito sem que alguém mandasse, estávamos começando aprender cumprir ordens. Vimos também que sempre existe alguém responsável pelo grupo (O mais antigo, militarmente falando), e que em algum momento qualquer um de nós desempenhará este papel, ou esta função.

Formamos um grupo coeso, tão coeso que pagávamos castigo por causa das ações dos outros... faz parte, é normal na vida de caserna, nos ensina a cuidar um dos outros, e nos comportar como se o grupo fosse "UM".

Fazíamos os mesmos movimentos, corríamos atrás dos mesmos objetivos, não era um momento individual, era o momento do grupo (dos Pelotões): Dormitório; refeitório; atividades físicas e escolares; fainas e etc. Até o "castigo" era em grupo, todos juntos.

A "Ordem Unida", nos ajuda muito a adquirir este comportamento de unidade na vida militar.

Hoje depois do tempo passado, parece ter sido fácil, mas não foi. Alguns de nossos companheiros não conseguiram cumprir esta jornada, mas sempre estarão em nossos pensamentos e sempre farão parte de nossa história, foi sempre que for contada serão lembrados.

Agora temos a oportunidade de recompor este grupo, aproveitando para comemorar a data de incorporação à Marinha e formação do curso de soldado Fuzileiro Naval, que se deram respectivamente em: 14/07/1982 e 19/11/1982.

ADSUMUS

1982
Na corrida dos ponteiros, o tempo não espera por ninguém! Veja só que metamorfose...
1982/2012 trinta anos depois!
2012

<<<<>>>>
"Nenhum indício melhor se pode ter a respeito de um homem do que a companhia que frequenta  o que tem companheiros decentes e honestos adquire, merecidamente, bom nome, porque é impossível que não tenha alguma semelhança com eles." 
(Adam Parfrey)

13 comentários:

Abdias disse...

Valeu Lucena Muito Obrigado pela Postagem, só agora foi que li a Mensagem do Nosso Amigo Guedes, Realmente Falou e Relembrou o inicio de toda as Historias de todos Nós Fuzileiros Navais !, Abraços.

Unknown disse...

Olá, boa noite,gostaria entrar em contato com a turma do 9° pelotão de 1982.
Eduardo.

Unknown disse...

Boa noite, gostaria do contato da 9° pelotão do 1982.
Eduardo.

Unknown disse...

Boa noite, gostaria do contato da 9° pelotão do 1982.
Eduardo.

ALEXANDRE MARTINS disse...

SOU PARTICIPANTE DESSA TURMA MEMORÁVEL DE 1982 9°PEL 2013 ALEXANDRE COM ORGULHO ESTABELECI UMA AMIZADE PARA TODA VIDA COM ORGULHO NOS REUNIMOS AGORA PARA REVER AMIGOS E NOS ALEGRAMOS E MATAR A SAUDADE ADSUMUS SEMPRE TA NO SANGUE

Unknown disse...

Boa tarde galera. Hoje lendo essa mensagem do amigo guedes, me emocionei! Lembrei de quando chegamos lá no centro de Recrutas. Passou muito Rápido hoje to aqui lembrando de tudo graças a deus, fui e sou até hoje um Fuzileiro Naval agadeço à todos os amigos o cpmpanheirismo de sempre. Quero continuar frequentando os encontros sempre, um forte abraço em todos de 1982! Adsumus para o Resto da vida que deus abençoe a todos.

Unknown disse...

Mais o pelotão do ano foi o 10 pelotão ,os outros foram apenas figurantes ,pelotão de raça ,bravura e determinação ,fiquem na paz

Anônimo disse...

Mais de 4o anos se passaram e ainda me lembro da minha turma, só saudades de todos

Fidelidade disse...

Boa Noite meus irmãos gostaria de saber se vocês conhecem alguém do quinto pelotão terceira companhia suboficial Ramalho sgt cortes cb abelardo

Fidelidade disse...

Meus amigos de turma eram RcFn Teixeira , Laranjeiras, Rodolfo, Leonardo,santos,Guedes, Da Silva, Ednael

Fidelidade disse...

Se alguém conhecer por gentileza me passe o contato

Fidelidade disse...

Meu e-mail leovince1000@hotmail.com

Fidelidade disse...

Quem tem contato com alguém do sétimo pelotão favor me passe o contato