quarta-feira, 27 de maio de 2020

Ações da Operação Verde Brasil 2 tem medidas de segurança contra a COVID-19

   Brasília (DF), 27/05/2020 - Em ação para reprimir delitos ambientais desde 11 de maio, militares envolvidos na Operação Verde Brasil 2 também adotam medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus durante suas atividades. O Comando Conjunto Barão de Melgaço, que lidera as Organizações Militares do Mato Grosso, realizou na terça-feira (26) ações de desinfecções no Hospital Paulo Alemão e no Ginásio de Esportes do munícipio de Água Boa, e no Hospital Cristo Reis e na Escola Municipal Maria do Socorro Luz Reis Leite, em Ribeirão Cascalheira.
   Também em Mato Grosso, militares do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado participaram de operações interagências, partindo de Sinop para atuarem a 324 km, no município de Feliz Natal, a cerca de 260 km do Parque do Xingu. A atividade envolveu fiscalização de madeireiras e cargas de veículos nos postos de bloqueio e controle de estradas. Houve ação social com a distribuição de panfletos informativos sobre os cuidados durante a pandemia do novo coronavírus e a revista Recrutinha, do Exército, para o público infantil. No mesmo dia, a Base de Operações instalada no Tiro de Guerra TG 09-002, em Sinop, recebeu a visita da Prefeita Rosana Martinelli. Nos eixos Leste da BR-070 e Norte da BR-158, militares e agentes vistoriaram 119 veículos em Barra do Garças, Nova Xavantina, Água Boa, Ribeirão Cascalheira e Bom Jesus do Araguaia. Uma arma de fogo ilegal foi apreendida.esta imagem não possui descrição

   O Comando Conjunto Príncipe da Beira, que atua nos Estados do Acre, Amazonas e Rondônia, desencadeou, nesta madrugada (27), operação na região da Ponta do Abunã. Militares do Exército e agentes da Polícia Federal realizaram ação surpresa de helicóptero, enquanto comboios partiram das capitais de Rondônia e do Acre para montar bases de operações em Extrema e Nova Califórnia, ambas em Rondônia. Participam desta operação mais de 300 militares do Exército, da Aeronáutica, da Polícia Militar de Rondônia e da Força Nacional, além de cerca de 150 agentes das polícias Federal, Rodoviária, do IBAMA, do ICMbio, da FUNAI e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia.esta imagem não possui descrição

   Já no Pará, o Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea prestou apoio logístico e de segurança a agências envolvidas na Operação, realizou Inspeção Naval na malha fluvial do Estado e cumpriu missão de Reconhecimento Aéreo para validar pontos de desmatamento a bordo de uma aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira.
   Resultados
   Até o momento, militares e agentes de órgãos parceiros realizaram inspeção naval em 566 embarcações, das quais 35 foram apreendidas. Nos postos de bloqueio e controle de estradas vistoriaram quase 2,2 mil veículos, retendo 47 caminhões por irregularidades. Quase 6,4 mil metros cúbicos de madeira ilegal também foram confiscados e apreendidos 23 maquinários pesados utilizados em atividades extrativistas, como tratores de esteira, escavadeiras e máquinas agrícolas.
esta imagem não possui descrição

   Entre delitos não relacionados a crimes ambientais, os militares apreenderam 206 quilos de pasta base de cocaína e 123 quilos de maconha. Até o momento, 29 pessoas foram presas e 102 multas e termos de infração foram aplicados, totalizando R$ 16 milhões.
   Operação Verde Brasil 2
   A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020, e tem validade para o período de 11 de maio a 10 de junho do corrente ano.
   Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), em Porto Velho (RO); Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), em Cuiabá (MT); e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), em Belém (PA). Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir de Brasília (DF). Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Por Tenente Felipe Bueno, com Comandos Conjuntos
Fotos: Divulgação das Forças Armadas

Saiba mais:



Para acessar fotos da Operação Verde Brasil 2, visite o Flickr da Operação.

Confira os destaques da semana:
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Nenhum comentário: