sábado, 23 de maio de 2020

45º Encontro de Veteranos do CFN - 4 de Maio

"O 45º Encontro de Veteranos reuniu gerações de Fuzileiros Navais no CIASC em 4 de MAIO/2019"



   Fonte da matéria com fotos, abaixo: ComGerCFN
   O Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN) promoveu, no último sábado, 4 de maio, o 45º Encontro de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), na Ilha do Governador - RJ.
   O evento anual tem como objetivo proporcionar a troca de experiências entre os Fuzileiros Navais da ativa e da reserva ativa, além de apresentar à família naval um pouco das atividades desenvolvidas pelo Corpo de Fuzileiros Navais.

   A Banda Marcial do CFN realizou a abertura da cerimônia ao som do dobrado “Avante”, emocionando o público ao executar as canções “Cisne Branco”, “Heróis de Guerra” e “A Conquista do Paraíso”. Durante suas evoluções, os militares músicos formaram a figura de uma âncora e a sigla AVCFN (Associação de Veteranos do CFN), homenageando os veteranos presentes.
   Um dos pontos altos da cerimônia foi o momento em que o Primeiro-Tenente Fuzileiro Naval Brício de Almeida Pina, caverna mestra veterano, com 98 anos de idade, recebeu uma homenagem especial do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Alexandre José Barreto de Mattos.
   A cerimônia foi encerrada com um desfile em continência ao Comandante-Geral. Participaram do desfile, o pelotão de motociclistas militares, os veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais da sede Rio e de regionais de todo o país, além dos jovens atendidos pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP) no CIASC.
   As crianças presentes, filhos e netos dos veteranos, também participaram do desfile, como os “Fuzileiros do Amanhã”, e ganharam uma programação especial após a cerimônia, com brincadeiras e recreação infantil.
   No evento, os convidados puderam visitar a exposição do Museu e de mostruários de equipamentos e materiais, além de conhecer um pouco das atividades das Organizações Militares do CFN. Uma das novidades apresentadas este ano foi o simulador de paraquedas, um projeto do Centro de Análises de Sistemas Navais da Marinha, em parceria com o CFN, no qual os visitantes puderam experimentar a sensação de saltar de paraquedas. Também foi exposta a proposta do novo uniforme camuflado do CFN, que irá substituir o atual quando aprovado, e a ração operacional, que serve de alimento aos militares em operações
   Em entrevista à TV Marinha, o Almirante Alexandre lembrou que o Encontro de Veteranos 2019 também marcou os 47 anos de existência da instituição, celebrados naquele dia, e ressaltou, ainda, que o encontro é sempre uma boa oportunidade de congregação entre os veteranos.
   - Esse encontro anual resume bem o próprio lema do CIASC: 'Gerações de Fuzileiros Navais Fortalecendo o Espírito de Corpo'. É exatamente isso o que vemos aqui, gerações se encontrando, uma grande fraternidade e uma reunião de amigos fortalecendo o espírito de corpo -, destacou o Comandante-Geral.
   A cerimônia também contou com a presença do deputado federal Hélio Lopes; do Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Paulo Martino Zuccaro; do Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) César Lopes Loureiro; dentre outras autoridades civis e militares.

Nenhum comentário: