sexta-feira, 1 de maio de 2020

Centro de Instrução e Adestramento de Brasília recebe nova denominação em homenagem a Almirante Fuzileiro Naval

Centro de Instrução e Adestramento de Brasília recebeu nova denominação
   A manhã do dia 30 de abril, em Brasília, foi marcada pela alteração de denominação do Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB) para CIAB - Almirante Domingos de Mattos Cortez. A nova denominação é uma homenagem ao Almirante de Esquadra (Fuzileiro Naval) Cortez, primeiro oficial-general a alcançar as quatro estrelas no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), no ano de 1980.
   O ato foi presidido pelo Vice-Almirante Arentz, Comandante do 7º Distrito Naval, e, representando o CFN, contou com a presença do Vice-Almirante (FN) Carlos Chagas e do Contra-Almirante (FN) Tinoco. 
   O CIAB – Almirante Domingos de Mattos Cortez tem o propósito de capacitar oficiais e praças dos diversos Corpos e Quadros para o exercício de funções previstas nas organizações militares da Marinha do Brasil (MB), e contribuir para a segurança das áreas e instalações da MB na jurisdição do Comando do 7º Distrito Naval.
   O AE (FN) Cortez foi Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais no período de dezembro de 1977 a dezembro de 1984. Ao longo de sua carreira, recebeu diversas citações meritórias, demonstrando alta capacidade intelectual e profissional. Durante sua gestão como Comandante-Geral do CFN, implantou importantes diretrizes relacionadas à instrução e ao adestramento de oficiais e praças, contribuindo para uma maior profissionalização dos Fuzileiros Navais.

4 comentários:

Unknown disse...

Era o ConGer, quando ingressei no cfn, 01/0/1980.

welliygton disse...

Justa homenagem a este oficial general de nossas fileiras.
Ainda na sua gênese me formei no ano 1987 no então CADEST sob a supervisão de bons instrutores e monitores.
Que Deus abençoe a todos os nossos combatentes do agora CIAB Almirante Cortez.

Unknown disse...

Fui SD-FN da CiaPol, no período de junho de 1980 até 1982.Tive o privilégio de realizar o serviço diário no Gabinete do ComGerCFN- Almirante Cortez. Posso afirmar que era uma excelente Pessoa. Tratava bem um simples SD. Tive a oportunidade de ver a sua promoção. Foi uma grande Cerimônia na Fortaleza de Santa Cruz. Tenho saudades daquela época.

Anônimo disse...

Tive também esse privilégio, grandes dias.