quarta-feira, 17 de março de 2021

Golpe de Clonagem do WhatsApp - NOTA DE BONO

    - Criminosos continuam a se passar por representantes do SUS (Sistema Único de Saúde) ou do Ministério da Saúde em tentativas de aplicar o golpe de clonagem do WhatsApp. O objetivo é obter o controle das contas no mensageiro, para pedir dinheiro aos contatos enquanto o usuário não detecta a fraude.

   A isca é uma pesquisa sobre prevenção e sintomas de COVID-19. O contato é feito pelo telefone onde são feitas perguntas relacionadas ao regime de trabalho, sobre a situação empregatícia do contato, região onde mora e eventuais sintomas da doença ou contato com contaminados pelo novo coronavírus.

   É realmente assim que age o Ministério da Saúde, sem pedidos relacionados a dados pessoais como nome completo, CPF ou até mesmo endereço. No golpe, durante as perguntas, o golpista está ativando o WhatsApp em outro aparelho e o pedido de confirmação de um código para a suposta validação do atendimento é, na realidade, o conjunto de dígitos que dará acesso ao próprio mensageiro. Caso o código seja informado, o WhatsApp deixa de funcionar no celular da vítima e é ativado no aparelho dos golpistas.

   A recomendação é nunca passar códigos de verificação que cheguem por WhatsApp, SMS ou outros meios. Além disso, outra dica importante é ativar a autenticação em duas etapas na conta do aplicativo, de forma que, mesmo de posse do código de verificação, os golpistas ainda precisariam de uma segunda senha para acessá-lo.

   SEJA O ELO MAIS FORTE DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO!

   Extrato do BONO Nº 287 DE 17 DE MARÇO DE 2021

Nenhum comentário: