quarta-feira, 15 de abril de 2020

Militar atleta brasileira é eleita a melhor do ano pelo Conselho Internacional do Esporte Militar

Brasília (DF), 15/04/2020 - Agora é oficial: a Sargento do Exército Brasileiro Ellen Braga, da equipe militar brasileira de Vôlei, é a Atleta do Ano 2019, categoria feminina, do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM).
   Para chegar ao resultado final, foram realizadas três etapas. Primeiro, por votação popular, em janeiro, Ellen foi eleita com 65% dos votos. Depois, foi realizada uma avaliação técnica por parte dos Presidentes das Comissões de Esportes do CISM e, por último, a análise e a decisão por parte do Corpo de Diretores (BOD) do CISM, durante a primeira reunião do ano do BOD, que aconteceu na última semana, em Brasília (DF).
   A jogadora brasileira disputou com a velocista Salwa Eid Naser, do Barein, campeã mundial dos 400 metros rasos, e com a triatleta suíça Jolanda Annen. Os nomes dos militares disponibilizados para votação foram escolhidos por seus desempenhos esportivos, além de suas atuações na promoção da visibilidade e dos preceitos do CISM, tais como empatia pessoal, disciplina e respeito às regras, entre outros.
   Com a premiação, o CISM presta uma homenagem aos atletas com melhor desempenho esportivo de 2019, ao mesmo tempo em que promove os valores do desporto militar, tão bem definidos pelo lema do Conselho: “Amizade através do esporte”.
   A jogadora de vôlei, única mulher brasileira concorrendo ao prêmio, faz parte do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Ministério da Defesa, desde 2018, e sagrou-se campeã na última edição dos Jogos Mundiais Militares que aconteceram em outubro, na cidade de Wuhan, na China e foi vice-campeã mundial militar no Canadá, em 2018.
   “Quando recebi a notícia nem consegui acreditar, pois sei quantas atletas incríveis integram as forças armadas em todo o mundo. É uma vitória na minha carreira, o prêmio mais importante que já recebi na vida! E pertencer ao PAAR, que contribui tanto para o desporto nacional, é uma grande honra”, disse Ellen.
   Na categoria esporte masculino, o militar atleta do ano de 2019 eleito foi o triatleta Pierre Le Corre, da França.
   A premiação ocorrerá na assembleia geral do CISM, que seria realizada em maio deste ano, no Quênia, mas que, em virtude da pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, está sem data definida.
Com informação e fotos do Departamento do Desporto Militar (DDM)

Nenhum comentário: