segunda-feira, 8 de junho de 2020

Uma história de sucesso no Corpo de Fuzileiros Navais.

   No dia 18 de julho de 1984 um grupo de 60 jovens na faixa etária de 17 a 21 anos, no antigo Centro de Recrutas do Corpo de Fuzileiros Navais (CRCFN) Rio de Janeiro-RJ, embarcavam para o que seria a maior aventura de suas vidas.
   Tinham sido selecionados, através de um rígido e rigoroso processo seletivo, para realizarem um curso de Formação de Soldados, com o objetivo de ingressar no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.
   Esse curso exigiria o máximo da capacidade física e psicológica daqueles jovens. Sem nenhum preparo, longe de tudo e de todos, a única certeza que tinham era de dias difíceis, e isso não demoraria a se tornar realidade...No primeiro dia, do ponto de vista militar, foram recepcionados de forma calorosa, foi o primeiro contato que tiveram com a realidade que os esperava, a partir daquela recepção tudo indicava o que já era previsto, não teriam vida fácil. O curso que é administrado em sistema de internato não daria folga e criaria hábitos e costumes que ficariam para sempre na vida de cada um.
   No segundo dia, em uma das primeiras instruções, um dos Instrutores, na época o "2° SG FN IF Selasco, o único com curso de “Guerra na Selva", fez a famosa “Guerra de Marinha”.. colocou o Pelotão em formatura e começou a sinalizar que certamente, um ou mais recrutas, iriam desistir do curso, e que, nunca na história do CFSDCFN um Pelotão tinha chegado ao final de forma completa, e que sempre no decorrer do curso muitos, certamente, iriam “bater o sino”. Contudo, um dos recrutas (RC - FREIRE), que se mostrou um líder pela postura diante do pelotão, participou ao Instrutor que ninguém ali iria desistir, todos iram se formar...criou-se ali uma disputa que acirraria ainda mais o ânimo de todos os envolvidos e despertaria a vontade coletiva de disputa e vitória.
   Com essa motivação, foi criado um ESPÍRITO DE CORPO (União e solidariedade entre os componentes do pelotão), despertando uma vontade convicta de esforço, comprometimento individual e coletivo, a fim de alcançar os objetivos que estabeleceram para juntos, manterem esse propósito e superar os limites físicos, mentais e emocionais que são até hoje a marca registrada deste curso. Todos tinham um foco, “chegarem todos juntos ao final.”
   Para isso foi formada uma amizade muito forte entre todos, onde um ajudava o outro na superação de suas dificuldades, eram 23 matérias entre teóricas e práticas, uma rotina diária e semanal intensa, tanto mental quanto física, que iniciava bem cedo e terminava bem tarde.
   Após 4 meses de árduo sacrifício, perseverança e resiliência, no dia 19/11/1984, todos os 60 recrutas se tornaram soldados Fuzileiros Navais.
   Este feito permanece inédito até hoje na história do CFN, sim, nenhuma turma, até hoje, conseguiu a façanha daquele grupo de 60 jovens que desconheciam uma capacidade incrível de superação e união.
   Até hoje somos unidos, e amigos, temos um grupo e fazemos encontros anuais, onde a camaradagem o respeito e a amizade permanecem como elo inquebrável daquele período que foi sem dúvidas um divisor de águas que marcou nossas vidas.
   Nosso eterno obrigado aos Instrutores que um dia, através de muita dedicação, abrilhantaram com responsabilidade, compromisso, competência e profissionalismo e transformaram aqueles 60 jovens civis em soldados de uma Tropa de Elite respeitada e honrada em toda Marinha e em todo o Brasil.
   O nosso profundo reconhecimento aos nobres e honrados Guerreiros que com raça e bravura construíram essa história que ficará para sempre em nossas almas.

   ADSUMUS.
- SG FN IF SOUTO
- SG FN IF PAULO MELO
- SG FN IF IVAN
- SG FN IF SELASCO
- SG FN IF RONALDO 
- CB FN IF HÉLIO 
   Turma 3/1Cia/8°Pelotão
   Por: Veterano FN Rocha.

5 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela homenagem ao Pel é aos instrutores. Eu fui um deles. SOUTO.

Unknown disse...

Agradecemos ao FN Rocha por nos recordar e emocionar com o belo texto, ao tempo que parabenizamos ao 8°Pelotão, Turma III/1984, por tantos desafios superados, na carreira e na vida. ADSUMUS!

Unknown disse...

Hoje, com muita satisfação, visualizei esta emocionante matéria publicada neste excelente meio de divulgação, BLOG DO LUCENA.

Foi muito bom relembrar da época em que, de algum modo, pudemos participar, como Instrutores, da formação militar de valorosos Fuzileiros Navais, principalmente fazendo parte daquela Equipe de Pelotão de Alunos, da qual muito me orgulho de ter pertencido.

BRAVO ZULU!

Ronaldo.

ADSUMUS!

Pirão disse...

Caro LUCENA

Boa matéria.
Vamos publicar no nosso Jornal da AVCFN?
Assim que voltarmos, claro.
Abs,
Pires

Anônimo disse...

Me orgulho muito de ter participado dessa turma de fuzileiro da paz falo muito para os amigos para as pessoas que todos deveriam ter essa experiência na vida porque além de formar um soldado de elite forma um grande homem de honra um forte abraço a todos