terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Alistamento Militar prossegue até 30 de junho

          Brasília (DF), 05/01/2021 
     – Estão abertas as inscrições para o alistamento militar obrigatório para os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos durante o ano de 2021. O prazo iniciou em 1º de janeiro e vai até 30 de junho, no site www.alistamento.eb.mil.br.
     Para a inscrição online, é necessário ter em mãos: CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.
     Comparecimento presencial 
     Quem não tem acesso à internet deve dirigir-se à Junta de Serviço Militar (JMS) mais próxima de sua residência. Nesse caso, o jovem deve apresentar certidão de nascimento ou prova equivalente e comprovante de residência ou declaração firmada por ele. O funcionamento das JMS fica a critério de cada prefeitura municipal.
     Porém, há casos em que o alistamento só pode ser feito presencialmente. Se o rapaz for o único responsável pelo sustento da família, deve apresentar requerimento de dispensa de incorporação e documentos que comprovem sua condição de arrimo. Se for portador de necessidade especial física aparente, entregará requerimento solicitando isenção do serviço militar e atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID, que é a Classificação Internacional de Doenças. Se por incapacidade absoluta não puder apresentar-se, pode ser representado por tutor ou curador.
     Se o jovem desejar alistar-se com nome social, deve ir à junta militar com certidão de nascimento ou equivalente, comprovante de residência, documento oficial com foto, tais como: carteira de identidade, de trabalho, profissional ou passaporte e requerimento para uso de nome social. Para quem mora no exterior, é necessário dirigir-se à repartição consular com certidão de nascimento, comprovante de residência e documento oficial com foto.
     Etapas
     A seleção para ingresso nas Forças Armadas ocorre de 1º de julho a 28 de outubro. O processo é dividido em etapas. Os candidatos passam por testes de conhecimentos gerais, exames médicos e psicotécnicos. Em seguida, podem ser incorporados ou dispensados do serviço militar. A prestação de serviço militar tem duração de 12 meses, prazo este que pode ter redução de dois meses ou estendido em mais seis meses.
     Se é dispensado, o jovem recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Ele participa de uma cerimônia onde se compromete a se apresentar futuramente, caso seja necessário.
     Obrigatoriedade
     O Coordenador da Seção de Serviço Militar do Ministério da Defesa, Coronel Márcio Limieri, destaca que a Lei 4.375, de 1964, torna obrigatório o serviço militar para jovens do sexo masculino. Ele reforça que a não obediência à lei resulta em sanções. “Perda do direito de obtenção e renovação de passaporte, de matrícula em estabelecimento de ensino, de expedição da carteira de trabalho ou inscrição em concursos públicos, entre outros impedimentos”, pontuou. 
     Entre os jovens que farão a inscrição, está o estudante Patrick Aguiar, 17 anos, morador de Samambaia, no Distrito Federal. Ele está na esperança de ser convocado. “Seria uma honra ter a oportunidade de servir. Além disso, teria uma renda para auxiliar minha família”, disse o rapaz.
     Em 2020, aproximadamente 1,2 milhão de jovens alistaram-se. Desses, aproximadamente 70 mil foram incorporados em organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica. Para 2021, a expectativa é receber 1,4 milhão de inscrições. 

     Por Mariana Alvarenga, editado por Margareth Lourenço
     Fotos: Divulgação MD

      Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
     Ministério da Defesa
     (61) 3312-4071

     Fonte: Ministério da Defesa

2 comentários:

Unknown disse...

GRANDE LUCENA.
Nenhum comentário. todas as reportagens e matérias são excelente.
Sempre atento ao seu maravilhoso Blog (a cada 15 dias, agora).
mMnoel Villaça

Unknown disse...

Muito bom aproveite jovem são oportunidade unicas na vida de vocês, para segui uma carreira brilhante!!