terça-feira, 20 de abril de 2010

Mensagens Poéticas

Trova do Dia
Se tens um sonho desfeito,
se a vida perdeu o encanto,
solta a angústia do teu peito,
desamarra o nó do pranto!
(Selma Patti Spinelli/SP)

Trova Potiguar:
Natal - Cidade Sorriso
que ao mundo inteiro seduz,
tu és o meu paraíso,
meu paraíso de luz!...
(Joamir Medeiros/RN)


Uma Trova Premiada:
1991 > Belém/PA
Tema > MÃO(S) > Venc.
Por mais que a vida me açoite
e me negue as alvoradas,
vou buscando a mão da noite,
que abre o véu das madrugadas.
(Giselda Medeiros/CE)

Uma Poesia:
QUANDO ME ENAMORO(...)
– Jânia Souza/RN) –
Sou ardente corisco a deflorar nirvana
ensandecido potro em cio após desmame
gato manhoso enroscado em mamas
colibri embriagado de néctar do pólen
moça assanhada atrás do moço
jardim em luxúria à sombra da noite.


Uma Trova de Ademar:
O afeto em alguns momentos
nasce da forma mais pura,
da junção dos sentimentos:
carinho, amor e ternura...
(Ademar Macedo/RN)

...E Suas Trovas Ficaram:
Bem que procuro ser santo,
mas não consigo, porque
eu encontro em cada canto
alguém que lembra você...
(Octávio Babo Filho/RJ)


Estrofe do Dia:
Com respeito se salva um juramento,
com conselho se faz alguém feliz,
com um gesto responde o que outro diz,
com trabalho se muda um pensamento,
com idéia se eleva um argumento,
com esforço se altera um resultado,
com memória resgata-se o passado
com poesia o poeta constrói verso
com palavra Deus fez o universo
e com um grito o Brasil foi libertado.
(Pedro Ernesto da Silva/CE)

Soneto do Dia:
A CARIDADE.
– José Fabiano/MG –
Atormentado, um dia, pelo tédio,
como que preso em ínvia selva escura,
ao Pai roguei, de joelhos, um remédio
que me livrasse de tamanha agrura.

Ainda orava, quando doce assédio,
talvez resposta à minha prece pura,
senti de alguém, angélico intermédio
mandado até mim, ínfima criatura.

A Caridade!... Eis que ela, sem demora,
de minha casa me levou afora
a ver miséria que eu não vira dantes.

E compreendi, então, a emenda muda:
não há melhor remédio do que a ajuda
a ser prestada aos nossos semelhantes!

Nenhum comentário: