segunda-feira, 25 de março de 2013

MB - Orientações sobre crédito consignado em BP


DIRETORIA DE FINANÇAS DA MARINHA

Pagadoria de Pessoal da Marinha (PAPEM) – Seguem abaixo orientações e recomendações sobre crédito consignado em Bilhete de Pagamento:
1ª) Geração de Senha e cadastramento de e-mail para Militares Temporários – Relembro que a partir da data de 05 de novembro de 2010, ficou desautorizada a geração de senha e o cadastramento de e-mail no Portal de Consignações para Militares RM2/RC e alunos de Escola de Formação. Assim, pretende-se reduzir o crescimento da inadimplência e do endividamento de Militares sem estabilidade na carreira, como também evitar repercussões negativas pessoais a partir do momento em que deixa de existir o vínculo remuneratório com a Marinha. Tais medidas visam zelar pela qualidade do crédito consignado, inibir práticas que prejudiquem o gerenciamento das consignações em Bilhete de Pagamento e, principalmente, possibilitar que os militares RM2/RC, ao serem licenciados da MB, enfrentem uma nova realidade de vida sem compromissos financeiros.
2ª) Sistemática de geração de senha inicial via e-mail, para acesso ao Portal de Consignações – A PAPEM na intenção de aumentar o nível de segurança na emissão da senha inicial no Portal de Consignações, bem como para agilizar o seu recebimento pelo Consignado, implementou, em fevereiro de 2012, a sistemática de geração de senha inicial, na qual o militar/pensionista passou a recebê-la por intermédio de um e-mail previamente cadastrado no referido Portal.
Assim, os militares ativos e inativos e pensionistas deverão cadastrar um endereço de e-mail, mediante preenchimento e entrega de um requerimento próprio (Requerimento para Cadastramento de e-mail para Recebimento de Senha Inicial), que está disponível, na página da PAPEM (www.papem.mar.mil.br) e do SIPM, conforme as instruções abaixo:
- Militares da Ativa:
a) Na OM que não possui “Cadastrador de e-mail”, o requerimento acima citado deverá ser encaminhado a PAPEM, por intermédio “CP” (do setor de Pagamento ou de Pessoal) ou por Ofício; e
b) Na OM que possui “Cadastrador de e-mail”, os cadastramentos serão realizados diretamente no Portal de Consignações, sendo obrigatório o arquivamento do referido Requerimento nas OM, com a finalidade de dirimir futuros questionamentos que possam ocorrer na esfera administrativa ou judiciária.
- Militares Inativos e Pensionistas:
O Requerimento deverá ser entregue no SIPM ou nas OMAC, que providenciarão o cadastramento e o arquivamento do referido documento, com a finalidade de dirimir futuros questionamentos que possam ocorrer na esfera administrativa ou judiciária.
É de bom alvitre comentar, que tal sistemática possibilita ao Consignado maior rapidez e segurança no recebimento da senha inicial, tornando o processo mais dinâmico.
É importante ressaltar, ainda, que assim como a senha é de uso pessoal, intransferível e de total responsabilidade dos Consignados, o e-mail também deverá ter o mesmo tratamento por parte dos mesmos.
3ª) Código Único – Visando o constante desenvolvimento e modernização do Sistema Digital de Consignações (E-CONSIG) e com a finalidade de aumentar os níveis de segurança nas negociações e nos lançamentos de empréstimos consignados, foi implementado o Código Único para a realização de empréstimo consignado, ferramenta que
foi disponibilizada no Portal de Consignações, a partir de 1º de dezembro de 2012.
O passo-a-passo da citada ferramenta está disponível para consulta na página da PAPEM na INTERNET (www.papem.mar.mil.br) e na INTRANET (www.papem.mb).
4ª) Módulo de Comunicação – A PAPEM implementou no Portal de Consignações o Módulo de Comunicação para diminuir o trâmite burocrático de documentos e agilizar o contato direto entre os militares/pensionistas desta Força com as Entidades Consignatárias (EC) conveniadas. Contudo, as mensagens que tramitarem no referido Módulo deverão ser claras e objetivas, porém precisas, e deverão abordar somente assuntos inerentes a empréstimo consignado.
O passo-a-passo da citada ferramenta também está disponível para consulta na página da PAPEM na Internet (www.papem.mar.mil.br) e na Intranet (www.papem.mb .

BONO ESPECIAL Nº 184 de 14/MAR/2013.
Visite a página da Marinha na Internet – (www.mar.mil.br) onde poderão ser conhecidas
as atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil.

Nenhum comentário: