BFNIG conduziu Adestramento Tático Individual para Militares Femininas
No contexto dos 40 anos do ingresso das mulheres nas fileiras da Marinha do Brasil, a Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador (BFNIG) conduziu, no dia 10 de julho, um Adestramento Tático Individual para Militares Femininas.
O evento foi dividido em três etapas, incluindo Treinamento Físico Militar (TFM), tiro e patrulha marítima. O objetivo foi adestrar e familiarizar militares do sexo feminino que servem no Complexo Naval da Ilha do Governador às atividades intrínsecas do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), particularmente aquelas ligadas à Segurança Orgânica, com foco no preparo individual.
Participaram da ação 14 militares, incluindo a Imediata interina da BFNIG, CC (CD) Sandra Borges, oficiais e praças do Comando da Divisão Anfíbia (ComDivAnf), do Comando do Desenvolvimento Doutrinário do CFN e do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo. “O adestramento nos proporcionou maior integração com o CFN e entre as próprias militares, agregando-nos conhecimento profissional”, ressaltou a Terceiro-Sargento (AD) Thayane, do ComDivAnf.
Após a realização do TFM, com foco no condicionamento cardiovascular e na resistência muscular localizada, foi conduzido um adestramento de tiro em duas fases: uma de familiarização, tanto para pistola quanto para fuzil, e outra para execução da pista de tiro tático, com o objetivo de qualificar as militares para as diversas situações que podem ocorrer durante o emprego operacional do armamento, seja durante o serviço a bordo ou em tarefas de segurança de pessoal, patrulha naval, entre outras.
Também foi ministrada uma instrução básica de condução de embarcações pequenas, a bordo da Flexboat SR 620 e da Gamper 500, com o intuito de capacitar as militares para atuarem em patrulhas marítimas. “Embora o público feminino tenha pouco contato com este tipo de instrução, a equipe se surpreendeu com o rápido desenvolvimento das militares”, avaliou o encarregado da Divisão de Embarcações da BFNIG, Primeiro-Sargento (FN-IF) Misael.
A Marinha do Brasil foi pioneira no ingresso das mulheres em suas fileiras, em 1980. O CFN teve sua primeira integrante feminina em 2001, no Quadro de Músicos, e a primeira oficial em 2015, no Quadro de Auxiliar Fuzileiro Naval. Hoje, não só o CFN, como a BFNIG possui, em seu efetivo, militares do sexo feminino pertencentes aos diferentes Corpos e Quadros.
Fonte: MB - ComGerCFN
Nenhum comentário:
Postar um comentário