quinta-feira, 16 de julho de 2020

40 Anos da Mulher na Marinha: Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador conduz adestramento tático para as militares

BFNIG conduziu Adestramento Tático Individual para Militares Femininas

No contexto dos 40 anos do ingresso das mulheres nas fileiras da Marinha do Brasil, a Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador (BFNIG) conduziu, no dia 10 de julho, um Adestramento Tático Individual para Militares Femininas.
   O evento foi dividido em três etapas, incluindo Treinamento Físico Militar (TFM), tiro e patrulha marítima. O objetivo foi adestrar e familiarizar militares do sexo feminino que servem no Complexo Naval da Ilha do Governador às atividades intrínsecas do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), particularmente aquelas ligadas à Segurança Orgânica, com foco no preparo individual.
   Participaram da ação 14 militares, incluindo a Imediata interina da BFNIG, CC (CD) Sandra Borges, oficiais e praças do Comando da Divisão Anfíbia (ComDivAnf), do Comando do Desenvolvimento Doutrinário do CFN e do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo. “O adestramento nos proporcionou maior integração com o CFN e entre as próprias militares, agregando-nos conhecimento profissional”, ressaltou a Terceiro-Sargento (AD) Thayane, do ComDivAnf.
   Após a realização do TFM, com foco no condicionamento cardiovascular e na resistência muscular localizada, foi conduzido um adestramento de tiro em duas fases: uma de familiarização, tanto para pistola quanto para fuzil, e outra para execução da pista de tiro tático, com o objetivo de qualificar as militares para as diversas situações que podem ocorrer durante o emprego operacional do armamento, seja durante o serviço a bordo ou em tarefas de segurança de pessoal, patrulha naval, entre outras.
   Também foi ministrada uma instrução básica de condução de embarcações pequenas, a bordo da Flexboat SR 620 e da Gamper 500, com o intuito de capacitar as militares para atuarem em patrulhas marítimas. “Embora o público feminino tenha pouco contato com este tipo de instrução, a equipe se surpreendeu com o rápido desenvolvimento das militares”, avaliou o encarregado da Divisão de Embarcações da BFNIG, Primeiro-Sargento (FN-IF) Misael.
   A Marinha do Brasil foi pioneira no ingresso das mulheres em suas fileiras, em 1980. O CFN teve sua primeira integrante feminina em 2001, no Quadro de Músicos, e a primeira oficial em 2015, no Quadro de Auxiliar Fuzileiro Naval. Hoje, não só o CFN, como a BFNIG possui, em seu efetivo, militares do sexo feminino pertencentes aos diferentes Corpos e Quadros.
   Fonte: MB - ComGerCFN

Nenhum comentário: