quarta-feira, 20 de julho de 2011

Aniversário do ingresso da mulher militar na Marinha do Brasil

MARINHA DO BRASIL

 

Alte Esq Moura Neto com as praças

Comando do 1º Distrito Naval (Rio de Janeiro-RJ)Segundo palavras do Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, em 07 de julho de 1980 as mulheres ingressaram, por meio da Marinha do Brasil, na profissão militar, permitindo que concorressem, em igualdade de condições com os homens, aos cursos e promoções de suas respectivas carreiras.
A cerimônia foi encerrada com o tradicional corte de bolo pelo Comandante da Marinha e pelas militares mais antigas dos círculos hierárquicos de oficiais e praças.

 

Cerimônia Militar

Comando do 2º Distrito Naval (Salvador-BA)Em Salvador (BA), o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) realizou, também no dia 07 de julho, a cerimônia alusiva à data. O evento, que ocorreu no Hospital Naval de Salvador, com a participação de militares do sexo feminino que servem nas Organizações Militares dessa área, foi presidido pelo Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Autran de Oliveira Amaral.

Na solenidade, ocorreu a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha. Em seguida, a esposa do Comandante do 2º Distrito Naval, Maria Cristina Veloso Mamede Amaral, e a esposa do diretor do HNSa, Patrícia Calônio Passos, homenagearam, com flores, a oficial e a praça mais antiga presente.

 

Formatura geral da cerimônia de ingresso da mulher
nas fileiras da Marinha do Brasil, em Salvador

Praça e oficial mais antigas recebem flores


Comando do 3º Distrito Naval (Natal-RN)Em Natal (RN), O 31° aniversário de ingresso da mulher militar na Marinha do Brasil foi celebrado com uma cerimônia realizada na Base Naval de Natal, no dia 06 de julho. A solenidade contou com a presença da Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarline; do Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Deputado Ricardo Motta; de autoridades civis e militares; e de segmentos da sociedade civil potiguar.

O evento, presidido pelo Comandante do 3° Distrito Naval, Vice-Almirante Airton Teixeira Pinho Filho, constou da leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha, alusiva à data, onde foi destacado que a presença das mulheres, desempenhando, de maneira impecável, atribuições em comissões distintas como no Haiti, na Antártica e a bordo dos “Navios da Esperança” na Amazônia e no Pantanal, é a prova de que a Marinha valoriza e reconhece a importância dessa capaz e competente colaboração.


Formatura geral da cerimônia de ingresso da mulher nas fileiras da Marinha do Brasil, em Natal

Em seguida, foi procedida a imposição da medalha da Ordem do Mérito Naval à Governadora Rosalba Ciarline. “É uma honra muito grande receber esta comenda e uma responsabilidade ainda maior receber esta homenagem em um dia tão significativo, quando se comemora 31 anos da presença da mulher na Marinha”, disse a Governadora.

O Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta, destacou o histórico das mulheres do Estado. “Fico feliz em participar da comemoração dos 31 anos de participação das mulheres na Marinha, especialmente porque no Rio Grande do Norte a história das mulheres tem um toque especial. Foi aqui que tivemos a primeira eleitora, a primeira prefeita e a primeira Deputada Estadual do Brasil. A Assembleia Legislativa vem dar o seu reconhecimento às mulheres”, afirmou.

A solenidade foi encerrada com o desfile da tropa composta pela Guarda de Honra e pelo Destacamento Feminino, com 120 militares.

]Governadora Rosalba Ciarline participa da comemoração

O ingresso da mulher militar nas fileiras da Marinha do Brasil deu-se em 07 de julho de 1980, por iniciativa do então Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, hoje, patrono das Mulheres Militares da Marinha.

Fonte: Nomar Oline

Nenhum comentário: