sexta-feira, 18 de março de 2011

Marinha em ação

Marinha apoia vítimas das enchentes no Sul do País

São Lourenço do Sul
São Lourenço do Sul, uma das cidades mais afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, com oito mortos, teve decretado estado de calamidade pública na última quinta-feira (10/03). Desde então, a Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 5º Distrito Naval, presta apoio à Defesa Civil.

No sábado (12/03), a Ministra-Chefe da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e a Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, embarcaram em um helicóptero da Marinha para um voo pela cidade, onde puderam verificar a dimensão dos prejuízos. Após o sobrevoo, elas percorreram o ginásio onde estão sendo concentrados e distribuídos os donativos para a cidade.

Ministras sobrevoaram a região a bordo de helicóptero da Marinha

Nas ações de apoio e regaste foram empregados pela Marinha o Navio-Patrulha “Benevente”, uma lancha, dois botes, duas viaturas, três ônibus e cerca de 40 militares, além da aeronave Esquilo Monoturbina AS350, do Esquadrão HU-5, que sobrevoou as regiões afetadas transportando as Ministras e materiais.

Marinha apoia Defesa Civil em São Lourenço do Sul

As enchentes dos últimos dias no Sul do País também atingiram os moradores do litoral do Paraná, que tiveram os seus acessos rodoviários interditados. No entanto, o abastecimento na região tem sido mantido com o apoio da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros, que enviaram helicópteros e embarcações para serem utilizadas nos resgates e envio de mantimentos e água para as famílias desabrigadas. O comando da operação inclui representantes da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Prefeitura de Paranaguá e Guarda Municipal.
Segundo a Defesa Civil, estão sendo necessárias doações de água, alimentos não perecíveis, cobertores, lençóis, colchões e material de higiene e de limpeza. As doações podem ser entregues nas sedes do Corpo de Bombeiros do litoral. Em Paranaguá (PR), são cinco os pontos de distribuição de água por caminhões pipa: Aeroparque, Bairro Nilson Neves, Praça da Vila Cruzeiro, Praça da Paz e Ilha dos Valadares.
Militares da Marinha e do Corpo de Bombeiros do Paraná trabalham no envio de mantimentos e água para as famílias desabrigadas
No Rio Grande do Sul, as pessoas ou empresas interessadas em enviar donativos para as vítimas de São Lourenço do Sul devem procurar a Defesa Civil do seu município e solicitar o encaminhamento para a central de arrecadação, no Estádio do Esporte Clube São Lourenço, localizado na Rua Pinheiro Machado, nº 643, em São Lourenço do Sul. Mais informações, para as doações no Estado, podem ser obtidas pelo telefone (53) 3251-5767.

Lanchas da Marinha do Brasil transportam colchões e cobertores para as comunidades isoladas no Paraná

BRAVO ZULU

Nenhum comentário: